Visitas guiadas à exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” patente na UCCLA

Visitas guiadas à exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” patente na UCCLA

No âmbito da exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” iremos realizar visitas guiadas, pelos curadores, e haverá diversas atividades paralelas como palestras, lançamentos de livros, exibição de documentários e estaremos abertos alguns fins de semana para que possa visitar esta exposição que revela aspetos de uma cultura edificada numa diversidade imensa, assente em raízes de diversas comunidades da Guiné-Bissau.

Assim, e porque decorreu um mês da abertura da exposição, iremos ter a primeira visita guiada no dia 23 de julho, às 15h30, pelo curador Tony Tcheka. Após a visita, decorrerá a palestra “Falas di Panus di Pinti - Vozes dos panos: uso e simbolismo” pela Professora Odete Semedo - Deputada, escritora, poeta e especialista na Panaria Guineense.

As próximas visitas guiadas terão lugar nos dias 20 de agosto e 10 de setembro, às 15h30, pelos curadores.

A exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” poderá ser visitada nos seguintes fins de semana: 23 e 24 de julho, 20 e 21 de agosto, e 10 e 11 de setembro, entre as 10 e as 18 horas.

A entrada é gratuita.

 

Visitas guiadas à exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau” patente na UCCLA   Abertura fins de semana

 

Exposição “Olhares da Guinendade - Artes da Guiné-Bissau”

Organizada pela UCCLA e pela Associação de Escritores da Guiné-Bissau, a exposição conta com a curadoria de três guineenses - Manuela Jardim, Nú Barreto e Tony Tcheka - que a organizaram em três núcleos. O primeiro núcleo é o da Panaria, com cerca de 15 obras, imortalizada na herança ancestral; o segundo é constituído por 41 peças etnográficas em representação da imensa riqueza cultural e patrimonial guineense; e no terceiro perfilam-se 28 obras de artistas contemporâneos com grande diversidade de cores e imagens, em grande parte retratando a vida de pessoas e o seu quotidiano.

Os artistas representados na exposição são António Aly Silva, Carlos Barros (Carbar), Diamantino Monteiro, Elautério Martins (MO), Gregório Monteiro (Galóga), Helena Neves Abrahamsson, Irley Rivera, João Carlos Barros, Kevin Miranda Lima, Manuel Júlio, Manuela Jardim, Mário Cesariny, Nú Barreto, Rui Vasquez e Sidney Cerqueira.

Estão representadas 5 étnias na exposição, a saber Bijagó, Fula, Mandinga, Mandjaco e Nalú.

Coleções presentes na exposição: Coleções de artista, Coleção de David S. Lopes, Coleção de Tony Tcheka, Colectivo Multimédia Perve, Fundação PLMJ, Galeria Nimba e Pó di Terra.

Reportagem fotográfica da exposição disponível aqui

 


Morada:
Casa das Galeotas
Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), em Lisboa
Autocarros: 714, 727 e 751 - Altinho, e 728 e 729 - Belém
Comboio: Estação de Belém
Elétrico: 15E - Altinho
Coordenadas GPS: 38°41’46.9″N 9°11’52.4″W

 

 

Publicado em 20-07-2022