Universidade de Coimbra celebrou Dia Mundial da Língua Portuguesa

Universidade de Coimbra celebrou Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Casa da Lusofonia acolheu, no dia 4 de maio, a conferência comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa - que se assinala a 5 de maio -, organizada pela Universidade de Coimbra em parceria com a Associação Académica de Coimbra. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, foi um dos oradores.

A conferência teve como oradores o presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa e Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, sob moderação de Eduardo Oliveira e Silva, jornalista do i.

“É através da Língua Portuguesa que a Universidade de Coimbra se afirma no presente e para o futuro” destaca João Nuno Calvão da Silva, acrescentando que “não é apenas um ativo que valorizamos por razões históricas e afetivas”.

Para Vitor Ramalho, a institucionalização do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 2019, é “um reconhecimento justo e devido”, reforçando que a língua portuguesa é das mais faladas à escala planetária e constitui um importante instrumento a nível económico e cultural.
 

Universidade de Coimbra celebrou Dia Mundial da Língua Portuguesa



A conferência contou, também, com a participação do presidente da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, que enalteceu que “a língua portuguesa é um elemento de união de povos e de combate à desigualdade”, permitindo “ser um eixo crucial à mudança e ao progresso”.

Estiveram presentes, também, alguns órgãos sociais representativos de associações de estudantes lusófonos.
 

Mais informações sobre a celebração na Casa da Lusofonia

Declarações de Vitor Ramalho e de João Nuno Calvão da Silva


Foto: Diário de Coimbra


Notícias relacionadas:

Língua Portuguesa terá 500 milhões de falantes

UC promove conferência comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa 

Língua Portuguesa une países com culturas diferentes todos eles com frente de mar

 

 

Publicado em 05-05-2023