UCCLA recebeu o lançamento do livro “O Visionário” de Rosabela Afonso

UCCLA recebeu o lançamento do livro “O Visionário” de Rosabela Afonso

Uma realidade ficcionada da amizade entre um rapaz nascido no interior de Moçambique e o seu companheiro leão é retratada no livro infantojuvenil “O Visionário”, de Rosabela Afonso, lançado na UCCLA, no dia 7 de março.
 
Com a chancela da Editorial Novembro, o livro foi apresentado pela jornalista Isabel Silva Costa e contou com as intervenções de José Bastos, representante da UCCLA, da escritora Rosabela Afonso e da editora Avelina Ferraz.
 
Avelina Ferraz salientou que o livro agora apresentado é inclusivo e tem uma “leitura acessível a todos os leitores de écran para invisuais, quer nos leitores gratuitos, do NVDA, que é o caso do Ruben Portinha, que tem um programa, mas também noutros programas que existem noutros sistemas informáticos digitais. Portanto este livro está disponível para leitura de invisuais, porque a personagem principal é um menino invisual que se torna num adulto visionário”.  
 
José Bastos, em representação do Secretário-Geral da UCCLA, apresentou a instituição explicando que a mesma “tem tido um percurso pioneiro na aproximação das pessoas, na difusão da divulgação da língua portuguesa, da cooperação em várias áreas, desde património até à educação, passando pela saúde”, tendo de seguida falado da realização dos Encontros de Escritores de Língua Portuguesa, que a UCCLA organiza anualmente.
 
Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3610
 
Para Isabel Silva Costa este livro é uma “história e um saber” porque ”junta a escrita à organização do texto e às ilustrações” incentivando à sua leitura e criando pistas para que as crianças se “desenvolvam e cresçam como adultos íntegros”. Trata-se da história do “Elias, um menino que nasceu no interior de Moçambique e do seu amigo Tobias, que é um leão, um leãozinho. Nasceram os dois no mesmo dia e à mesma hora. Há uma série de fatalidades, os dois conseguem ajudar-se a ultrapassar essas fatalidades”, acrescentando que o “menino cresceu e tornou-se num visionário” porque foi ficando cego mas, de acordo com a autora, a “vida é muito curiosa. Vale a pena parar para pensar em tudo o que nos acontece” refletido que quando as coisas estão muito mal “logo vem uma brisa e nos sopra no rosto, nos anima e nos encoraja. A mensagem desta brisa era ‘nunca desistas’ e o menino não desistiu”. Finalizou, afirmando que a escrita da autora “contagiou-me, estou-te grata minha amiga”.
 
Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3661  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3652  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3650
 
“Elias é um menino que vale a pena conhecer” afirmou Rosabela Afonso, para explicar como surgiu o livro. “O Visionário” é o tal menino (Elias) que nasceu numa família muito bem estruturada, uma família pobre mas feliz, e que foi visitado por algumas vicissitudes, alguns acontecimentos menos felizes, mas é um menino estoico que conseguiu sempre, graças à estrutura forte que ele tem, enfrentar essas vicissitudes com um estoicismo que ele pretende, modestamente, transmitir aos leitores. Porque a vida, de facto, às vezes prega-nos partidas e todos nós, seja em que idade for, só temos que acreditar, não temos alternativa pois as coisas nos são impostas, sabe-se deus porquê, só temos que as enfrentar. O Elias conseguiu, sempre, muito bem acompanhado pelo pai - analfabeto, pobre, mas um homem com um grande valor moral e uma sabedoria intrínseca -, foi sempre muito apoiado e cresceu bem estruturado. E quando as bases são boas, as árvores crescem direitas e foi isso que aconteceu ao Elias.”
 
Rosabela Afonso terminou dizendo “se nós todos, cada um por si, acrescentar qualquer coisa que seja à sociedade de forma positiva, a sociedade prepara-se e vai estando cada vez melhor”.
 
Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3669  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_0645  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_0693
Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_0721  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_0676  Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_0650
 
 
O lançamento do livro foi abrilhantado pelo momento musical a cargo do músico Ruben Portinha que, na sua intervenção, manifestou-se muito satisfeito por estar na UCCLA, um “espaço que representa o quão valiosa é a nossa língua, a língua portuguesa, e o quão importante é defendê-la, promovê-la e levá-la aos quatros cantos do mundo”.
 
 
 
Sinopse: 
Elias nasce e cresce numa pequena aldeia do interior de Moçambique, tem por companheiro de brincadeiras Tobias, um leão nascido no mesmo dia e hora... A vida corta-lhe o fluir dos dias felizes, quando de súbito perde a mãe e tem de se separar do seu grande amigo Tobias. A proximidade da sua casa com o rio trouxe-lhe a visita indesejada da mosca negra, cuja picada provoca a cegueira e é na sua aldeia sem médicos, nem hospital que Elias começa a perder a visão. No entanto, a vida é dádiva que vale a pena descobrir como vai acontecer e acontece de forma positiva quando encontramos no caminho quem espalha magia....  
 
Síntese Biográfica de Rosabela Afonso:
Nasceu e vive em Lisboa, Portugal. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Nova de Lisboa. Casou cedo e tem dois filhos e quatro netos. Ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos, em áreas tão diversas como o Centro de Formação e a Direção de Programas. Dirigiu a Revista Grande Plano, da Casa do Pessoal da RTP, foi Regente de Emissão, Gestora de distribuição da RTP internacional (RTPi), primeiro para a Europa, depois para a Ásia e África Austral e, por fim, para os EUA, fundou e chefiou a delegação da RTP África em Moçambique. Após o seu regresso chefiou os Departamentos de Meios Operacionais e de Distribuição da RTPi. Tem a carteira profissional de jornalista nº 3946A. Em 2005 assinou um protocolo com uma televisão da China (TVS), da qual foi representante em vários países, entre os quais Portugal, para a produção de documentários. Em 2009 fundou, com uma amiga, a ACCIG - Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, da qual foi presidente até ao final de 2014. No âmbito da mesma foram desenvolvidos Projetos designados “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, nos distritos de Viseu e Guarda. Participou nas edições “Poiesis Vol. XVII” e “Roteiro(s) da Alma”, com poesia e contos.  É autora da Coleção Infantojuvenil “As Mulheres e a República”, composta por seis volumes dedicados a seis mulheres que tenta homenagear desta forma, são elas: Carolina Beatriz Ângelo, Adelaide Cabete, Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Angelina Vidal e Emília de Sousa Costa. Também é da sua autoria a biografia, para crianças e jovens, de Maria de Lourdes Pintasilgo, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante” e “Os Tempos de Sophia” a biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen. “O Visionário”, este último, é um livro infantojuvenil que trata uma realidade ficcionada. É Curadora da primeira edição da SAM - Semana Arte Mulher, em Portugal. É autora do Projeto “Mangualde - Cidade das histórias”. Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil em Portugal, é a figura central deste projeto.  
 
 
Ruben Portinha começou a tocar ao vivo em 2007 e, dez anos depois, lançou o primeiro álbum de originais, "Realidade". Ruben Portinha é autor, intérprete e instrumentista. Já colaborou com novos valores e grandes figuras da música nacional, como Jorge Palma, Fernando Tordo e José Cid. Prepara-se agora para lançar o segundo disco, com lançamento previsto para maio.
 
Lancamento do livro O Visionario de Rosabela Afonso_3611
 
 
 
 
 
 
Publicado em 09-03-2020