UCCLA presente no lançamento do livro "Portugal e o Atlântico" de Cristiano Cabrita
Imagem
UCCLA presente no lançamento do livro "Portugal e o Atlântico" de Cristiano Cabrita
PORTUGAL | Lisboa
Publicado em 17-07-2025

Decorreu, no dia 15 de julho, o lançamento do livro "Portugal e o Atlântico: o futuro da política externa portuguesa " de Cristiano Cabrita, no Grémio Literário em Lisboa. O Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, esteve a presidir à sessão.

A cerimónia contou com a intervenção do professor universitário e ex-Ministro, Nuno Severiano Teixeira, e da Professora Doutora Mónica Dias, Diretora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. O evento contou com a presença de vários convidados, entre membros do Governo, diplomatas, deputados, autarcas, professores, estudantes e investigadores dos mais diversos quadrantes. 

Com a chancela da Lisbon Press, esta obra reflete uma análise aprofundada da evolução do vetor atlântico na política externa portuguesa, com especial incidência no período posterior à Segunda Guerra Mundial até à atualidade.
 

Sinopse:
Tendo as suas fronteiras terrestes definidas desde o início do século XII, Portugal formulou ao longo dos tempos a sua política externa tendo por base um ponto importante, diríamos central: a posição geográfica. Deste pressuposto verificou-se a existência de pilares constantes, os quais sobrepuseram-se sempre às mudanças ou disrupções existentes na política interna: o atlântico, a europa e o espaço lusófono. 
O grande objetivo foi sempre um: garantir a independência nacional.
Com efeito, o nosso país soube tirar o devido proveito da sua ligação atlântica, quer durante o período dos descobrimentos, quer – e já numa conjuntura diferente – no pós Segunda Guerra Mundial. 
Em ambos os contextos, a importância do Atlântico prevaleceu nos compêndios da política externa como pilar de afirmação da soberania nacional no que concerne ao desenvolvimento económico, afirmação geoestratégica e equilíbrio político, não só durante o Estado Novo, mas também no período pós-1976.
Por outro lado, o país apoiou-se quase sempre na importância concedida pela potência marítima dominante – outrora o Reino Unido, hoje os Estados Unidos da América – à posição geográfica de Portugal valorizada, sobretudo, pelo arquipélago dos Açores. 
Com as novas dinâmicas internacionais e, sobretudo, com a alteração do posicionamento estratégico norte-americano, Portugal corre, de facto, o risco de – no seu pilar atlântico – tornar-se “exíguo”.
Este livro visa analisar especificamente estas mudanças afetas ao vetor transatlântico da política externa portuguesa, mais concretamente no período depois da II Guerra Mundial até à atualidade. 
Naturalmente, procurar-se-á apontar caminhos futuros para a política exterior de Portugal.

(Fonte da sinopse)
 

Biografia do autor: 
Cristiano Cabrita é Professor Convidado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Investigador integrado no Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (CIEP).
Foi Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa com a regência das disciplinas de Introdução às Relações Internacionais e Teoria das Relações Internacionais da Licenciatura em Relações Internacionais e da disciplina de Grandes Problemas Contemporâneos, no Mestrado em Relações Internacionais. Foi também investigador integrado no Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS).
Doutorado (summa cum laude) em Ciência Política e Relações Internacionais, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa. Foi Visiting Student no Colégio de Saint Anthony´s, Universidade de Oxford, Reino Unido.
A sua investigação e ensino centram-se nas seguintes áreas: Política externa norte-americana, Política Internacional Contemporânea, Teoria das Relações Internacionais e Estudos de Segurança Internacional.
É autor do livro «O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana», bem como de várias publicações nacionais e estrangeiras tendo participado como orador em múltiplas conferências, congressos e seminários. Colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social.
É Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e Ex-Deputado à Assembleia da República.

(Fonte da biografia