UCCLA participou no Seminário Internacional sobre Autoridades Locais

UCCLA participou no Seminário Internacional sobre Autoridades Locais

Decorreu, dias 3 e 4 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Internacional “Autoridades Locais rumo a 2030: Diálogos para o Desenvolvimento" que contou com a participação do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho.
 
Para Vitor Ramalho - no painel sobre Práticas da Comunidade para o Desenvolvimento - “as ações a implementar pelos atores/agentes do desenvolvimento não podem deixar de ter presente os impactos e as consequências do mundo aberto e sem fronteiras em que vivemos, mas em gestação para um novo paradigma de vida e cujos contornos não são ainda claros”, acrescentando que “a natureza da crise financeira, económica e social atual, é a primeira da era da globalização e ocorre com um mundo atualmente multipolar”.
 
“No essencial trata-se de conceber o desenvolvimento numa lógica humanista e que tenha de facto o cidadão como destinatário dele. Isso só é alcançável com políticas de proximidade”, concluiu o responsável.
 
O seminário “Autarquias locais rumo a 2030: diálogos para o Desenvolvimento”, organizado no âmbito do projeto europeu Redes para o Desenvolvimento, pretendeu ser um espaço de partilha, aprendizagem, reflexão, debate e ação com o objetivo de contribuir para que a estratégia de Desenvolvimento das autarquias seja inclusiva, participativa e eficaz. Pretendeu, também, dar resposta a vários desafios atuais, como a promoção da igualdade, dos direitos humanos e da sustentabilidade.
 
Teve 3 painéis: “Agências de Desenvolvimento”, “Atores de Desenvolvimento” e “Práticas da Comunidade para o Desenvolvimento” e contou com intervenientes de diferentes áreas e de diferentes países. Estiveram presentes autarcas de alguns países de língua oficial portuguesa, como Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
 
 
Consulte o programa do seminário aqui
 
 
 
 
Publicado em 04-11-2016