O “Colóquio sobre Gestão do Turismo, Convenções e Exposições para os Países de Língua Portuguesa” - organizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau em colaboração com a Universidade da Cidade de Macau - decorreu de 23 de abril a 6 de maio, em Macau. Participaram 31 colaboradores, representantes de oito países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Portugal estava representado por técnicos da Assembleia da República, Turismo de Portugal e UCCLA - da parte da UCCLA estava a técnica Raquel Carvalho.
Aula com António Ramirez | Direção de Serviços de Turismo | Forúm Macau
A iniciativa teve como propósito contribuir para o fortalecimento de trocas de ideias e cooperação na área do turismo, auxiliando o desenvolvimento conjunto da China e dos países de língua portuguesa, assim como promover o intercâmbio de experiências na área e desenvolver potenciais oportunidades de cooperação entre os países representados.
Foi possível apurar que as principais apostas dos países de língua portuguesa, ao nível do turismo, passam pela diversificação e aperfeiçoamento da oferta turística, o fomento e ampliação de programas de restauro e manutenção de edifícios alvo de interesse público em matéria de turismo (como o Programa Revive, de Portugal), a aposta na formação de quadros e nas novas tecnologias e eventos internacionais em termos de promoção da oferta turística. A procura de investimentos estrangeiros segue essa mesma linha, procurando se adaptar consoante os desafios e metas identificados.
Visita às Ruínas de São Paulo | Exposição Interncaional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE) | MITE
O programa incluiu um conjunto diversificado de atividades, de entre elas, palestras dedicadas à cooperação na área do turismo, onde se evidenciaram temas como a estratégia de Macau “Um Centro, Uma Plataforma”, o reforço da cooperação entre os setores do turismo e das convenções e exposições entre a China Continental, Macau e os Países de Língua Portuguesa, as oportunidades de desenvolvimento turístico da Grande Baía e da comunidade internacional e a implementação da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.
Os participantes tiveram, também, a oportunidade de participar na 7.ª Exposição Internacional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE) e na sessão de apresentação dos Produtos Turísticos dos Países de Língua Portuguesa, onde o representante de cada país pôde promover e divulgar os recursos e produtos turísticos do seu país, abordando o desenvolvimento do setor de turismo, assim como o respetivo ambiente de negócios e investimento.
Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau | Encerramento | Encerramento com a Delegação de Portugal
Visitaram, ainda, diversos locais, nomeadamente, o Secretariado Permanente do Fórum de Macau, a Direção dos Serviços de Turismo, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a cidade Histórica de Macau (classificada como Património Mundial pela UNESCO) e a Casa de Vidro do Tap Seac.
A UCCLA, representada pela técnica Raquel Carvalho, integrou a delegação representante de Portugal e que foi convidada à residência oficial do Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong-Kong, Paulo Cunha Alves, no dia 26 de abril, onde houve a oportunidade de fazer uma breve apresentação da história e atividades da UCCLA. A delegação portuguesa foi ainda convidada a estar presente na receção à comunidade portuguesa no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a Macau, no dia 1 de maio. Na ocasião estiveram presentes várias individualidades de Portugal, assim como o Cônsul de Angola em Macau, Rodrigo Pedro Domingos e o Cônsul de Moçambique em Macau, António César Velho Rodrigues.
Nota: Fotos da autoria de Dinkum