UCCLA participou no Colóquio Internacional Luso-Brasileiro

UCCLA participou no Colóquio Internacional Luso-Brasileiro

Decorreu no dia 23 de novembro, o Colóquio Internacional Luso-Brasileiro na Universidade Europeia, em Lisboa, que teve como oradora, no painel Lusofonia no Feminino, a responsável pela área social da UCCLA, Princesa Peixoto.
 
O congresso foi subordinado ao tema: Lusofonia: realidade(s), mito(s) e utopia(s). Em tempo de globalização e de crise identitária, de “cultura líquida” (Zygmunt Bauman), com as identidades culturais progressivamente subsumidas nas trans/supra nacionais, qual o lugar e a função da Lusofonia, gerada na convivência dos encontros das gentes, na miscigenação dos seus imaginários, nos (des)afectos da existência, inscrita numa diversificada patrimonialidade (i)material, promotora de fraternidades ritmadas pelos acasos da História? Que realidade(s) a constitui(em), como se exprime e inscreve num mundo globalizado, onde os blocos linguísticos, económicos, políticos e económicos parecem subvertidos por uma nexologia mais difusa que os atravessa (interesses, alianças, projectos, marcas, etc.), que mitos(s) a informam, que utopia(s) a movem, que estratégias a definem, que comunhões nela se (re)desenham, como (con)vive com o mundo virtual?
 
O Colóquio, que decorreu de 19 a 24 de novembro, foi organizado pelo Centro Cultural Eça de Queiroz, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, Observatório da Língua Portuguesa, Universidade Europeia, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - NOVA FCSH e Movimento Internacional Lusófono.
 
 
 
 
 
Publicado em 26-11-2018