UCCLA no aniversário do Espaço a Brincar

UCCLA no aniversário do Espaço a Brincar

As técnicas de ação social da UCCLA Princesa Peixoto e Alda Moreira estiveram presentes na comemoração do 9.º aniversário do “Espaço a Brincar”, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, no dia 1 de junho.  
 
Foi em 2006 que, no Bairro da Liberdade, nasceu um espaço dedicado às crianças e aos seus direitos. Na origem esteve a ideia de criar uma forma lúdica e pedagógica de iniciação à cidadania que promovesse e desse a conhecer a Carta dos Direitos da Criança de que Portugal é um dos primeiros subscritores. Salas variadas, jogos, materiais lúdicos e pedagógicos estão à disposição de todas as crianças que visitam aquele espaço e ficam a saber quais os seus direitos, liberdades e garantias e a descobrir um olhar sobre o mundo e o lugar que nele ocupam.
 
O Projeto “Espaço a Brincar – Uma Viagem pelos Direitos da Criança e do Jovem” (Departamento da Ação Social da Câmara Municipal de Lisboa) acredita na construção de um mundo com pessoas que conheçam, exerçam e expressem livremente os seus direitos e deveres, com respeito por si, pelo outro e pelo meio ambiente, em contextos de igualdade, liberdade e responsabilidade.
 
João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da autarquia lisboeta, referiu que “temos todos que estar gratos às crianças porque foram elas que ajudaram os crescidos a descobrir quais os seus direitos e a consagrá-los entre todos.”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 02-06-2016