UCCLA marcou presença na Feira do Património 2015

UCCLA marcou presença na Feira do Património 2015

A UCCLA esteve presente na terceira edição da Feira do Património, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Rua das Parreiras), em Coimbra, Portugal, de 9 a 11 de outubro.
 
Este ano a Feira teve como tema a “Internacionalização do Património”, com o objetivo de contribuir para gerar novas oportunidades aos agentes culturais, independentemente de serem instituições governamentais, empresas, entidades educativas, associações sem fins lucrativos, ou outras.
 
  
 
 
No momento em que a importância do património cresce de dia para dia, esta feira tem um significado muito elevado pela troca de contactos e de conhecimentos entre as empresas e instituições dedicadas ao tema. Sendo o Património, material e imaterial, a cultura de cada nação, a UCCLA não poderia deixar de estar presente, pelo trabalho e legado deixado em diversas cidades com quem trabalhou. A importância do património tem a ver com a nossa história e com a nossa memória. 
 
O stand da UCCLA foi o espelho do trabalho desenvolvido em diversos locais, revelando alguns dos seus projetos, como a reabilitação da Fortaleza de São Sebastião (na Ilha de Moçambique), da Fortaleza de Cacheu (Guiné-Bissau), da Casa de Padja (Praia, Cabo Verde), na reconstrução do Palácio de Lahane e construção da Residência Oficial do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, no restauro do Calçadão do Rio de Janeiro (Brasil), entre outros.

 
A Feira do Património foi promovida pela Spira – empresa pioneira na estruturação de oferta patrimonial em Portugal – que segue o modelo de eventos congéneres de países vizinhos: Espanha, França, Itália, Alemanha, entre outros, que contam já com alguns anos de existência.
 
Teve 66 stands (aumentou o número de expositores em 90%, relativamente ao ano anterior) e, pela primeira vez, contou com a presença de um país convidado – os Emirados Árabes Unidos.
 

 
A Feira contou com uma forte programação cultural que incluiu atividades lúdicas e pedagógicas ancoradas no património cultural da região Centro, com gastronomia, música, dança, ateliers, concertos e atuações tradicionais. Nas noites de 9 e 10 de outubro decorreu um espetáculo de luz e som na fachada do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. 
 
  
 
Foi atribuído, este ano, o Prémio Internacionalização – empresas com melhor interação com o público – às empresas Aldeias Históricas de Portugal, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e In Situ – Conservação de Bens Culturais, Lda.
 
Em 2016, a Feira passará a ser um evento ibérico e terá lugar em Espanha e, em 2017, de novo em Portugal. Em 2016, a Feira passará a ser um evento ibérico e terá lugar em Espanha e, em 2017, em Portugal. 
 
De salientar que a abertura da Feira do Património contou com a presença das seguintes individualidades: Secretário de Estado da Cultura (Jorge Barreto Xavier), do Director Geral do Património Cultural (Nuno Vassallo e Silva), Diretora Regional de Cultura do Centro (Celeste Maria Amaro), Diretores Regionais das restantes DRC, do Presidente do Turismo do Centro (Pedro Machado), representantes do Turismo de Portugal, AICEP, presidente da CCDR Centro (Ana Abrunhosa), Presidente do Município de Coimbra (Manuel Machado), Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (Clara Almeida Santos), Embaixadora dos Emirados Árabes Unidos (Sheikha Najla), Chairman do Instituto do Património de Sharjah (Abdulaziz Almusalam), Director Geral do Património Cultural da Junta de Castela & Leão (Enrique Saiz Martin), Director do Salon du Patrimoine Culturel e do Embaixador de França em Portugal (Jean-François Blarel).
 
Publicado em 14-10-2015