A Secretária de Estado Adjunta da Administração Interna de Portugal, Isabel Oneto, deslocou-se à cidade da Praia, entre os dias 3 a 5 de julho, a convite do Governo de Cabo Verde, na pessoa do seu Ministro de Administração Interna Paulo Augusto Costa Rocha. A UCCLA, representada pelo técnico José Bastos, integrou a delegação, bem como o comandante da Polícia Municipal de Lisboa, Superintendente Paulo Caldas.
A UCCLA tem em apreciação, no Instituto Camões, um projeto para a cidade da Praia com três áreas de intervenção: Policiamento comunitário, formação de Bombeiros e Proteção Civil. A circunstância da Secretária de Estado ir apresentar o projeto “Contractos Locais de Segurança” - que se compaginam com o projeto apresentado pela UCCLA em conjunto com a Polícia Municipal de Lisboa - permitiu uma união de esforços que, em muito, podem contribuir para os avanços necessários, das respetivas formações e em estreita articulação.
Da visita há a destacar, no dia 3, a apresentação pública dos Diagnósticos Locais de Segurança em Cabo Verde, quer por Isabel Oneto, quer por Paulo Rocha, que reuniu dirigentes da Polícia Nacional de Cabo Verde, bem como outros dirigentes e técnicos ligados à temática, e onde foram elencadas as experiências em Portugal, potencialidades e fragilidades, bem como as necessidades em Cabo Verde.

No dia 4 de julho, a delegação foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, acompanhado por alguns vereadores. Ressalta-se a visita ao quartel dos bombeiros, onde além de uma visita às instalações e a constatação das suas insuficiências, foi apresentado o trabalho da Policia Municipal da Praia, em policiamento comunitário - em resultado de uma formação anterior da Polícia Municipal de Lisboa, coordenada pela UCCLA e com patrocínio do Instituto Camões. O policiamento comunitário é efetuado, atualmente, em dois bairros, o do Castelão e o do Tira o Chapéu, trabalho que mereceu elogios entusiásticos da delegação, e que vincou a necessidade de prosseguir a formação, conforme o projeto proposto pela UCCLA.
O dia 5 de julho foi consagrado às comemorações do 43.º Aniversário da Independência de Cabo Verde, com uma sessão solene na Assembleia Nacional e receção oferecida pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, estando a UCLLA presente em ambas as cerimónias, como convidada pelas altas instâncias cabo verdianas.