fumokaba

UCCLA, Fundação Galp e Câmara Municipal de Bissau lançam o projeto FumuKaba

Nos dias 10 e 11 de dezembro, em Bissau, tiveram lugar diversas iniciativas relacionadas com o lançamento formal do Projeto FumuKaba – “Projeto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau”, financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Fundação GALP.
 
No dia 10 de dezembro, no Centro Cultural Português, e tendo como anfitrião o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, o Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, tomou parte da mesa de honra, compartilhada com o representante da delegação da União Europeia, consultor do Ministro da Energia, presidente da Câmara Municipal de Bissau e presidente da Fundação GALP. 
 
FumuKaba  FumuKaba1
FumuKaba2_  FumuKaba3
 
 
Nesta ocasião, e para além dos discursos de circunstância, foi realizada uma apresentação do projeto, a divulgação de um estudo de caracterização encomendado pela UCCLA e efetuado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, procedeu-se à entrega simbólica de kits a gás, a que se seguiu um espetáculo de animação com a apresentação da música FumuKaba da autoria do cantor guineense Binhan Quimor.
 
Vitor Ramalho, na sua intervenção, discorreu sobre a vantagem deste projeto e os benefícios para a saúde da população e do ambiente. 
 
Em 11 de dezembro, e num espaço verde da cidade de Bissau, os parceiros e as organizações - Comité Nacional de Voluntários da Guiné-Bissau, NADEL e Rede Nacional de Juventude, procederam à entrega de kits a gás às primeiras 125 famílias, que constituem um grupo testemunho a ser monitorado até ao final do projeto, em março de 2020. O espetáculo de animação foi coroado de êxito com a presença do grupo Netos do Bandim e do cantor Binhan Quimor.
 
FumuKaba4  FumuKaba7  FumuKaba8
 
 
Com este projeto, que visa incentivar o uso de gás a nível doméstico, como alternativa limpa e sustentável à utilização do carvão, pretende-se atingir cerca de 25.000 famílias de bairros de Bissau, no total de aproximadamente 160.000 habitantes.
 
O projeto visa contribuir para:  
- reduzir a devastação das florestas na Guiné-Bissau; 
- estimular o uso de uma energia limpa, na preparação de alimentos, libertando tempo para as mulheres, principais responsáveis desta atividade nas comunidades; 
- introduzir uma tecnologia segura e com impacto positivo na saúde pública; 
- incentivar à criação de novas oportunidades comerciais e a pequenos negócios. 
 
O Secretário-Geral da UCCLA, acompanhado com dois representantes da Câmara Municipal de Bissau, reuniu com o governo da Região de Cachéu (Membro Efetivo da UCCLA) com o objetivo de abordar uma maior proximidade de cooperação para o futuro. Na ocasião foi ainda realizada uma visita ao Museu e ao Forte da Escravatura.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 14-12-2018