UCCLA esteve presente no seminário sobre a afirmação da Língua Portuguesa

UCCLA esteve presente no seminário sobre a afirmação da Língua Portuguesa

Decorreu no dia 16 de maio, o Seminário subordinado ao tema "Domínios Estratégicos de Afirmação da Língua Portuguesa", no Centro Internacional para as Artes José de Guimarães, em Guimarães, Portugal - numa iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães (Membro Efetivo da UCCLA), da Universidade do Minho e da Comissão Temática para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa da CPLP, da qual a UCCLA é membro.
 
Na ocasião, o responsável pela área cultural da UCCLA, Rui Lourido, apresentou os vencedores do Prémio Literário UCCLA 2017 - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, prémio muito apreciado pelos presentes. A ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, destacou o mérito desta iniciativa da UCCLA, fazendo um elogio ao vencedor do ano passado João Nuno Azambuja, com o livro “Era uma Vez um Homem”.
 
Rui Lourido falou, ainda, com o representante da Academia Galega de Língua Portuguesa e com o Embaixador do Brasil junto da CPLP, Gonçalo Mello Mourão, que transmitiram o apreço pela ação multidisciplinar da UCCLA.
 
 
No que respeita ao seminário, a sessão de abertura contou com a presença da pró-reitora para a Internacionalização do Ensino, Carla Martins, da Diretora-Geral da CPLP, Georgina Melo, da representante da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, Helena Borges, além do presidente e da vereadora para a Educação do município de Guimarães, Domingos Bragança e Adelina Pinto, respetivamente. Seguiu-se uma homenagem ao Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, que presidiu durante vários anos o Observatório da Língua Portuguesa, sendo nessa qualidade coordenador da Comissão Temática para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa.
 
Logo depois, nova visão estratégica da CPLP em relação ao idioma de Camões foi debatida pela antiga ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e pelo chefe da missão do Brasil junto à CPLP, Gonçalo Mourão. Depois foi a vez de Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, falar dos novos desafios do Português no mundo globalizado.
 
Durante a tarde o painel “Língua Portuguesa como Língua de Economia e Negócio”, juntou Lurdes Fernandes (Associação de Jovens Empresários de Guimarães), Joaquim Ramos Silva (investigador do Instituto Superior de Economia e Gestão), António Guimarães (Soguima) e Miguel Rodrigues (CJR Wind). Ao final do dia, a docente da Universidade do Minho Micaela Ramón moderou uma conversa dedicada ao valor cultural do Português, que contou com as intervenções de Álvaro Laborinho Lúcio (presidente do Conselho Geral da academia minhota) e Joana Matos Frias (Universidade do Porto).
 
 
 
 
Publicado em 18-05-2017