UCCLA esteve presente no Festival Sol da Caparica

UCCLA esteve presente no Festival Sol da Caparica

A UCCLA marcou presença na 4.ª edição do Festival Sol da Caparica, um Festival que não se esgotou na música e que apostou na diversidade e na interculturalidade. Decorreu de 10 a 13 de agosto, na Costa da Caparica, em Almada, Portugal, e a UCCLA esteve representada no stand “Debaixo da Língua” pela técnica Filomena Nascimento, do setor cultural.
 
    
    
 
Antes da abertura oficial do festival, dia 10 de agosto, deu-se início ao programa “Debaixo da Língua”, com um diversificado programa de conversas em torno da língua portuguesa e a sua esgrima na música e outras formas de cultura, dirigidas por Rui Miguel Abreu e Alexandre Cortez, onde se conversou, declamou e se ouviu música. 
 
Após a abertura do Festival, o presidente da Câmara de Almada, Joaquim Estêvão Miguel Judas, e o vereador da cultura, António Matos, visitaram o stand Debaixo da Língua e receberam o livro da comemoração dos 30 anos da UCCLA.
 
    
 
No espaço dedicado à divulgação e exposição de livros, da responsabilidade da Biblioteca da Camara Municipal de Almada, a UCCLA, enquanto parceira, mostrou e ofereceu alguns exemplares das suas obras mais representativas, tais como, os livros dos Encontros de Escritores de Língua Portuguesa e da Casa dos Estudantes do Império. 
 
O espaço, decorado com frases emblemáticas de figuras célebres da lusofonia, ligadas às letras e à música, foi muito visitado. 
 
    
 
No dia 12, com um painel constituído pelo presidente da Câmara de Almada, o vereador da cultura, António Matos, o promotor do festival, António Miguel Guimarães, o autor do projeto, Rui Miguel Abreu, e a responsável da Biblioteca da Câmara de Almada, Eunice Figueiredo,  foi lançado o Debaixo da Língua, o livro que vai na sua 3.ª edição e é o resultado das participações dos anos anteriores. Um projeto importante, tal como referiu Rui Miguel Abreu “um palco de pensamento, discussão e ação em torno da língua portuguesa”, onde poderá haver, no futuro, sinergias para a divulgação de livros e de quem os escreve, no âmbito da lusofonia. 
 
O autarca de Almada destacou a presença da UCCLA, tendo sublinhado a intenção de manter e estreitar a parceria existente. 
 
 
 
Publicado em 18-08-2017