UCCLA esteve presente na Conferência "Portugal-PALOP”
Imagem
UCCLA esteve presente na Conferência "Portugal-PALOP”
PORTUGAL | Lisboa
Publicado em 15-09-2025

Decorreu, no dia 15 de setembro, no ISCSP-ULisboa, a Conferência “Portugal - PALOP, que caminhos para o futuro?”, que encerra o projeto “50 anos de independência no espaço lusófono”, uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, cujo objetivo é assinalar os 50 anos de independência dos PALOP. A UCCLA esteve representada pela técnica Anabela Carvalho.

As intervenções iniciais estiveram a cargo do presidente do ISCSP, Professor Ricardo Ramos Pinto, e do vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura.

O painel de oradores contou com:
•    Luís Sinate, membro da direção da ISCSP-Alumni, com a apresentação “Da Independência à Interdependência: O Papel da Educação nas Relações Portugal-PALOP”;
•    Patrícia Oliveira, Professora da Universidade Lusófona, com a comunicação “Portugal e PALOP - Que caminhos para o futuro da cooperação num contexto de desafios globais”;
•    Íris de Brito, Professora e doutoranda do ISCSP, com a intervenção “Entre a História e a Memória: uma perspetiva das relações de cooperação no espaço lusófono”;
•    Babiro Duro Djassi, doutorando em Ciência Política no ISCSP, com a comunicação “Revolução e Liberdade: Reflexão sobre dois meandros da experiência africana”.


O encerramento da conferência esteve a cargo da vice-presidente do ISCSP, Professora Isabel Soares, e da vogal do Conselho Diretivo da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Marta Feio.

No local, estava patente a exposição “Linguagens de Liberdade: 50 anos de independência(s)”, organizada em parceria entre o ISCSP e o Arquivo Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.


Programa da conferência “Portugal - PALOP, que caminhos para o futuro?”