Decorreu na sede da UCCLA e da Casa da América Latina, a visita de estudo da primeira licenciatura em Gastronomia em Portugal, no dia 14 de maio, com os responsáveis do curso, alunos e professores das Unidades Curriculares de Culturas Gastronómicas.
Foi uma aula partilhada de grande interesse, promovida com o apoio das Embaixadas de Cabo Verde, Cuba e Peru; e Casa de Goa, onde se estabeleceram ligações culturais e afectivas entre gastronomia, turismo cultural e língua. Houve ainda espaço para uma aula prática com a degustação gastronómica representativa dos países e territórios presentes no encontro.
A visita foi antecedida por um almoço e oficina gastronómica africana no restaurante angolano Okavango (sito na Praça Afrânio Peixoto, n.º 1A - Areeiro, Lisboa), onde os alunos puderam saborear algumas iguarias e ficar a conhecer melhor a composição e elaboração de alguns pratos típicos angolanos - explicados por Elsa Martins -, como o funje de bombó e de milho, calulu, moamba de dendém, caldo de mancarra, bolo de banana e mousse de macua.
O encontro-aula, com 16 estudantes, contou com a participação de Adília Cabral, diretora do curso; Anabel Serrallonga Hidalgo e Chefe cubano, Embaixada de Cuba; Ângela Barbosa, Embaixada de Cabo Verde; Chef Sebastian Zapatta, restaurante peruano Segundo Muelle; Heromina de Freitas Teixeira, Casa de Goa; Jaime Perez, Conselheiro da Embaixada do Peru; José Ferramenta e Paulo Queiroz, professores do curso; Luís Lavrador, coordenador do curso; e Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA.
A primeira licenciatura em Gastronomia em Portugal é promovida pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e Escola Superior de Agronomia de Coimbra (ESAC). A licenciatura tem a duração de 3 anos e o curso abarca, em termos culturais, os vários continentes e os vários tipos de cozinha, como Europa, África, América, Ásia, Oriente.