UCCLA como parceira do Workshop “Oficinas de Muhipiti” na Ilha de Moçambique

UCCLA como parceira do Workshop “Oficinas de Muhipiti” na Ilha de Moçambique

Vai decorrer, de 19 a 29 de julho, o Workshop “Oficinas de Muhipiti: Planeamento estratégico, património, desenvolvimento”, na Ilha de Moçambique, numa cooperação entre o projeto “Patrimónios de Influência Portuguesa” da Universidade de Coimbra, Portugal, e a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique, e que conta com a parceria da UCCLA.
 
 
 
A ação decorrerá na Casa Girassol e terá como base o funcionamento, em regime intensivo, de 6 oficinas cujos grupos de trabalho serão constituídos por estudantes dos cursos de arquitetura das universidades de Lúrio e Coimbra, orientadas por professores também de ambas as universidades. Além de diversos pontos de situação intermédios abertos à participação pública, terão lugar diversas iniciativas culturais. Os resultados serão apresentados numa exposição a inaugurar no final, que depois de melhor formalizada será levada a, pelo menos, Maputo, Lisboa e Coimbra. Está também previsto o seu registo detalhado numa publicação a lançar ainda em 2017.
 
Os temas das 6 oficinas são: Estratégias para o desenvolvimento sustentado da Ilha, Espaço Público, Plano Diretor da Refuncionalização da Fortaleza, Plano para Centro Comunitário na faixa central da Ilha, Casas de Macuti e Centro de Interpretação de Muhipiti. A escolha dos temas recai pela vontade de procurar lançar um debate permanente sobre um conjunto de ações que, de forma integrada, visem a definição e desenvolvimento dinâmicos de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Ilha de Moçambique, tirando partido do impulso constituído pela instalação do novo polo da UniLúrio. 
 
 
Organização:
Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Lúrio;
Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique;
Projeto e Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa do Instituto de Investigação Interdisciplinar e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra;
Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
 
Parceiros:
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua;
Fundação Calouste Gulbenkian;
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa;
Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane.
 
 
 
Publicado em 29-06-2017