UCCLA apresentou Plataforma Metamarfose na COP30
Imagem
UCCLA apresentou Plataforma Metamarfose na COP30
BRASIL | Belém
Publicado em 18-11-2025

A Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Embaixadora Paula Leal Silva, apresentou a Plataforma Metamarfose na 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que teve lugar em Belém, capital do Estado do Pará, Brasil. A sessão decorreu a 13 de novembro, no Pavilhão de Portugal, situado na Blue Zone da COP30.


No início da sua intervenção, a Secretária-Geral Adjunta saudou o facto de o Pavilhão de Portugal na COP30 ser da autoria do prestigiado arquiteto português Eduardo Souto de Moura e ter sido concebido com materiais portugueses, “representando um elo de ligação entre a preservação do meio ambiente, a arquitetura e a cultura - elementos-chave para que o combate às alterações climáticas possa vir a ser bem-sucedido”.

Manifestou, ainda, a sua grande honra por esta Conferência sobre Ambiente decorrer, pela primeira vez, num país de língua portuguesa e “numa cidade tão bela da Amazónia, esse pulmão que deve ser preservado a todo o custo”.

A UCCLA tem vindo a desenvolver vários programas para a promoção do desenvolvimento sustentável local e, nesse âmbito, lançou o projeto Metamarfose, concebido como um espaço multilateral assente na união entre as cidades e municípios membros. A iniciativa reforça parcerias globais em prol das metas de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o ODS 14 - “Vida na Água”, que visa conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” - e o ODS 17 – “Parcerias e Meios de Implementação”, que apela ao fortalecimento dos meios de implementação e à revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável”.


Para a Embaixadora Paula Leal da Silva a “Metamarfose surge como uma plataforma de diálogo, partilha e intercâmbio de conhecimentos e práticas dedicadas à valorização e proteção do oceano. Reconhecendo a importância estratégica da defesa dos ecossistemas marinhos e costeiros no combate às alterações climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, a iniciativa fomenta a cooperação e a solidariedade entre cidades e governos locais, conectando e ampliando esforços para a conservação, gestão sustentável, preservação e restauro do oceano, impulsionando e expandindo a ação climática, neste domínio, entre cidades e governos locais”.

Na parte final da sua intervenção, sublinhou ainda que, “ao promover uma cultura de proteção e valorização do oceano, a Metamarfose incentiva a ação plural entre governos, organizações, comunidades e atores locais dos países de língua oficial portuguesa. Integra, por conseguinte, um espaço coletivo de diálogo, que reúne diferentes saberes e boas práticas, favorecendo o reconhecimento de complementaridades, a criação de sinergias e o desenvolvimento de ações conjuntas entre municípios”.
 

Veja aqui a intervenção da Secretária-Geral Adjunta da UCCLA (intervenção começa aos 30 minutos)

Plataforma Metamarfose 

 


A COP (Conferência das Partes) é a reunião anual dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima e o principal fórum de deliberação da agenda climática global, onde se definem metas e resoluções ambientais. Em 2025, pela primeira vez, o encontro realizou-se num país de língua oficial portuguesa, de 10 a 21 de novembro, junto da região do Baixo Amazonas. São esperadas em Belém cerca de 60 mil participantes, incluindo representantes dos 198 países signatários da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), cientistas, líderes empresariais, associações, ONGs e ativistas.


COP30 

Fotografias da COP30 

Resumo da COP30