UCCLA acolheu conversa em torno do livro «Prisão Política» de Sedrick de Carvalho

UCCLA acolheu conversa em torno do livro «Prisão Política» de Sedrick de Carvalho

Decorreu, dia 18 de março, uma conversa com prestigiadas personalidades em torno do livro «Prisão Política», da autoria do jurista e jornalista Sedrick de Carvalho, nas instalações da UCCLA.

A conversa contou com a participação da jornalista Luzia Moniz, do historiador e sociólogo Manuel L. D. Santos, da actriz Ana Karina dos Santos Vieira e do pesquisador e autor Aristóteles Kandimba.

Poderá assistir aqui à conversa em torno do livro «Prisão Política» de Sedrick de Carvalho.

Livro Secrick Carvalho_DSC08331  Livro Secrick Carvalho_DSC08349  Livro Secrick Carvalho_DSC08396


 

Sinopse:

«Prisão Política», editado pela PERFIL CRIATIVO e a ELIVULU Editora, é o diário de cárcere de Sedrick de Carvalho, jovem preso político angolano, do processo conhecido como 15+2. Neste livro nos revela os bastidores da sua detenção, prisão e julgamento. O relato começa a 20 de junho de 2015, na Vila Alice (Luanda). Estes jovens foram violentamente presos por uma força especial de intervenção rápida do Serviço de Investigação Criminal e, mais tarde, assistiram a um bizarro julgamento no qual foram acusados de terrorismo. Sofreram uma prisão prolongada até 29 de junho de 2016, data em que foram libertados.
O autor revela na introdução do livro que este relato é uma «necessária descrição» do que ele e seus companheiros e companheiras passaram enquanto estiveram presos - «da detenção à esquadra; das celas de isolamento à prisão de São Paulo; do início do julgamento à prisão domiciliária; da condenação ao regresso às masmorras; e, por fim, a liberdade».
Faz questão de enfatizar que é uma «necessária descrição» porque, escreve, «é realmente indispensável narrar as atrocidades de que fomos vítimas, nós, os 17, inicialmente 15 presos políticos, por parte de instituições e individualidades que oficial, profissional e humanamente deveriam defender a legalidade, bem como promover os direitos humanos e o bem-estar de todos os angolanos».

Livro de Sedrick de Carvalho

Biografia:

Sedrick de Carvalho nasceu em Luanda, capital de Angola. Jurista, editor, jornalista e activista. Preso político condenado pelo regime angolano a quatro anos e seis meses no «Processo 15+2» (2015-2016), sob acusação de actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores. Fundador e coordenador editorial da Elivulu Editora. Autor do livro Cabinda - Um território em disputa (Guerra & Paz, Lisboa, 2018) e Prisão Política (Perfil Criativo e Elivulu Editora, 2021). Foi professor do ensino básico em Luanda. Associado da Transparência e Integridade - Associação Cívica (TI-AC). Trabalhou nos jornais Folha 8 e Novo Jornal. Tem artigos publicados em jornais em Portugal.

 

 

 

Publicado em 20-03-2022