Tecido tradicional de Timor-Leste é Património da Unesco  A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, inscreveu neste mês de dezembro quatro práticas culturais na lista do Património Imaterial que Precisa de Proteção, incluin

Tecido tradicional de Timor-Leste é Património da Unesco

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, inscreveu neste mês de dezembro quatro práticas culturais na lista do Património Imaterial que Precisa de Proteção, incluindo o tecido tradicional do Timor-Leste, o Tais. 

Feito à mão e usado para decoração e para a criação de peças tradicionais de vestuário, usadas em cerimónias e festivais, este tecido é também um meio de se expressar a identidade cultural, já que as cores e os padrões variam de acordo com os grupos étnicos. 

O Tais é feito a partir de algodão pintado com plantas e o processo complexo de fabricação geralmente é reservado para as mulheres. 

Ao decidir que a técnica cultural precisa ser preservada, a Unesco reservou também US$ 266 mil para projetos de proteção do tecido no Timor-Leste.

 

Mais informações sobre Tecido tradicional de Timor-Leste é Património da Unesco

 

 

 

Publicado em 29-12-2021