Sintra vai baixar o IMI para todos os munícipes

Sintra vai baixar o IMI para todos os munícipes

A Câmara de Sintra (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, vai descer de 0,39% para 0,37% a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), recusando a proposta do Governo de uma redução apenas para famílias com filhos.
 
Basílio Horta, o presidente da autarquia de Sintra, anunciou que em vez de reduzir 10 a 20% o IMI para os casais com filhos, como está previsto na lei, a câmara vai baixar a taxa do imposto para todos os imóveis, particulares ou de empresas.
 
A taxa, que este ano foi de 0,39%, desce dois pontos, para 0,37%. Em termos práticos, são dois euros a menos por cada 10 mil euros de valor de um imóvel.
 
Sintra é um dos concelhos do país onde há mais famílias com filhos. Basílio Horta revelou que a aplicação do IMI familiar custaria aos cofres municipais "cerca de um milhão e 80 mil euros" e que a redução que será adotada "irá custar cerca de dois milhões e 700 mil de euros". O autarca garante que há espaço para acomodar a verba.
 
"É uma ajuda à classe média. É uma decisão que a Câmara pode tomar pela situação financeira em que está. É uma decisão que vai diminuir o nosso orçamento em cerca de 2,7 milhões de euros mas que é compensada com a ausência de serviço de dívida do pagamento que fizemos de 28 milhões de euros da dívida do Polis do Cacém", explicou.
 
Basílio Horta fez questão de dizer que a opção da autarquia é mais justa que a do Governo. O autarca diz que é preciso ajudar todos e não apenas alguns: "o IMI familiar vai ajudar só as pessoas que têm filhos mas não ajuda as pessoas que não tem filhos e precisam de ajuda!".
 
Depois do Porto, Sintra é a segunda das grandes câmaras em termos de receitas, a recusar a proposta do Governo.

 
 
 
 
Publicado em 18-09-2015