A 17.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa - organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) - será realizada entre os dias 26 de setembro e 18 de novembro e, pela primeira vez, vai estender-se também às cidades de Pequim e Zhongshan.
A iniciativa vai reunir grupos culturais e artísticos de nove países, incluindo a China (província de Qinghai), Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Haverá também uma feira de artesanato, demonstrações culinárias e stands com produtos dos países de língua portuguesa e de Macau.
A cerimónia de inauguração, no dia 26 de setembro, na Doca dos Pescadores, vai juntar chefs portugueses e empresas de catering locais para criarem juntos menus especiais com iguarias com sabores dos países lusófonos.
No dia do arranque, vai realizar-se também a inauguração da Exposição e Transmissão de Obras Audiovisuais China-Portugal 2025 na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST, na sigla em inglês). O evento incluirá a exibição de um documentário que pretende “fortalecer a aprendizagem mútua entre os chineses e os países de língua portuguesa”.
O Fórum Macau destaca também uma exposição de arte dos países de língua portuguesa e o lançamento de um livro sobre a literatura lusófona, que terá lugar na galeria do Instituto para os Assuntos Municipais, no dia 24 de outubro, apresentando obras de artistas de vários países de língua portuguesa.
Esta edição pretende “alavancar as vantagens únicas de Macau como plataforma para a China e os países de língua portuguesa, consolidando a Semana Cultural como um evento marcante que demonstra a implementação bem-sucedida do princípio ‘um país, dois sistemas’, promovendo o intercâmbio integral entre a China e os países de língua portuguesa, disseminando a cultura chinesa e fomentando a aprendizagem mútua entre civilizações”, salienta o Fórum Macau.
Mais informações sobre Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa