

A Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento celebrou o 10.º aniversário da sua fundação e o 15.º aniversário da fundação do Prémio Femina - Notáveis Mulheres, com a entrega do Prémio Matriz Portuguesa - Cultura e Conhecimento 2025 e do Prémio Femina 2025 e a realização da Cimeira Femina 2025. As cerimónias decorreram no dia 4 de julho, no Grémio Literário em Lisboa. A Secretária-Geral da UCCLA, Embaixadora Paula Leal da Silva, foi agraciada com o Prémio Femina de Honra 2025.
De referir que, na ocasião, a Matriz Portuguesa também fez a apresentação oficial da Petição Pública para a concessão de Honras do Panteão para Luísa Todi no Panteão Nacional.
O Prémio Femina foi criado em 2010 por João Micael, fundador e presidente da Matriz Portuguesa – MPADC - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, para agraciar as Mulheres Portuguesas que se tenham distinguido com mérito, profissional, cultural e humanitariamente em Portugal ou no estrangeiro.
Na celebração do quinto aniversário da sua fundação, em 2015, procedeu-se ao alargamento do âmbito das suas destinatárias, as Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia - oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo, pelo Conhecimento e pelo seu relacionamento com outras Culturas.
O Prémio Femina tem o Estatuto de Interesse Cultural, reconhecido pelo Ministério da Cultura, para efeitos de Mecenato Cultural, podendo as Entidades Mecenas usufruir de benefícios fiscais previstos na Lei.
A Cimeira Femina 2025, na comemoração do 15.º aniversário do Prémio Femina, debateu a perspetiva das Mulheres, sobre o Papel da Europa e da Lusofonia e as instituições europeias e lusófonas na representatividade da Mulher e desenvolvimento da Igualdade de Género. Nesta edição, participaram nos painéis a Embaixadora Paula Leal da Silva, Secretária-Geral-Adjunta da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e Rocío Cervera, Diretora Executiva Adjunta Centro Europeu do Conselho da Europa. Moderou o debate Helena Mourão, da revista Exklusiva.
Matriz Portuguesa:
É uma instituição sem fins lucrativos, criada para o desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento. Trata-se de um conceito inédito cuja ação irá despertar consciências, iniciando um novo ciclo da Matriz Portuguesa no mundo.
No dia 29 de abril de 2014, realizou-se, no Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos, a apresentação da sua missão e propósitos, contando com a presença de distintos oradores como o Prof. Doutor Adriano Moreira, presidente da Academia das Ciências de Lisboa; o Dr. António Ferreira de Carvalho, presidente da AERLIS - Associação empresarial da Região de Lisboa e vice-presidente da CIP – Confederação empresarial de Portugal; o Dr. José Arantes, diretor dos Canais Internacionais da Rádio e Televisão de Portugal; e a Doutora Helena Águeda Marujo, professora Auxiliar Convidada do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Fotos: Matriz Portuguesa