São Tomé e Príncipe conta com laboratório de referência na luta contra a tuberculose
Imagem
São Tomé e Príncipe conta com laboratório de referência na luta contra a tuberculose
Publicado em 30-01-2018
A cooperação técnica brasileira no sector da saúde em São Tomé e Príncipe permitiu criar e instalar o primeiro laboratório de referência nacional de luta contra a tuberculose.
 
O edifício situado nas imediações do Hospital Ayres de Menezes foi financiado pelo governo brasileiro, no valor de milhão de euros, e contempla inúmeras salas, com destaque para as salas de baciliscopia, preparo de meios, esterilização, cultura, autoclavação, armazém, vidraria, sala de reunião e casas de banho.
 
O projeto que simboliza o êxito na cooperação sul – sul começou a ser elaborado no ano 2009, altura em que São Tomé e Príncipe começou a registar o crescimento de casos de tuberculose, com destaque para os multireincidentes. 
 
Para a ministra da Saúde, Maria de Jesus Trovoada, este “laboratório vai contribuir de forma mais eficaz na luta contra tuberculose que ainda é um dos problemas de saúde pública em São Tomé e Príncipe. Ao longo de vários anos a baciliscopia (exame que permite verificar ou não a presença do vírus, do bacilo de Koch, agente causador da tuberculose), tem sido a base de diagnóstico no país, e outros exames eram feitos no exterior. Com este laboratório, estes exames serão feitos aqui”.
 
Em representação da Agência Brasileira de Cooperação, ABC, Andréa Watson, sublinhou que a inauguração é apenas o primeiro passo, e que o Brasil vai continuar a auxiliar São Tomé e Príncipe, na consolidação da sua própria autonomia no combate ao flagelo da tuberculose que vem ceifando vidas em todo o mundo.