Salvador vai ter Plano Diretor de Tecnologia

Salvador vai ter Plano Diretor de Tecnologia

A cidade de Salvador (Membro Efetivo da UCCLA) começa o ano de 2020 com inovação e vai ser a primeira capital brasileira a contar com um planeamento estruturado, promovido pela prefeitura, para se transformar numa cidade inteligente (smart city), que permitirá oferecer serviços municipais mais rápidos e eficientes à população que utiliza um computador, tablet ou smartphone. 
 
O contrato que dá início aos trabalhos de elaboração do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) foi assinado pelo prefeito ACM Neto, que detalhou os trabalhos a desenvolver. 
 
Apenas para a estruturação do plano, serão investidos cerca de R$4,5 milhões e o prazo é de dez meses. Já a implementação terá um investimento de R$60 milhões, com recursos captados junto à Cooperação Andina de Fomento – CAF.
 
O prefeito lembrou que, em 7 anos, a cidade sai de uma situação bastante crítica de organização administrativa e financeira para entrar num conceito presente nas grandes cidades do mundo. “Esse plano diretor vai deixar todo um planejamento de médio e longo prazo de como transformar realmente Salvador em uma cidade inteligente, desenvolvendo ferramentas que vão facilitar a prestação de serviço público, permitir mais transparência nas ações da gestão e que, acima de tudo, vão facilitar o dia a dia dos cidadãos. Além disso, vai facilitar a economia, o ambiente de negócios, gerar emprego e diminuir as desigualdades sociais da cidade”, disse ACM Neto.
 
Anunciou, ainda, duas novidades no setor para 2020: a capital baiana deverá ter 100% dos processos informatizados, deixando de lado os procedimentos em papel. O sistema já está em fase de elaboração e poderá ser operacionalizado por qualquer órgão. Além disso, os cidadãos vão contar com o Salvador na Palma da Mão, com todos os serviços municipais que podem ser acedidos por um único aplicativo.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 03-01-2020