Salvador inaugurou espaço para crianças vítimas de violência

Salvador inaugurou espaço para crianças vítimas de violência

A prefeitura de Salvador (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, inaugurou a primeira sala lúdica destinada a crianças vítimas de violência física, psicológica e sexual no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da Liberdade. Estruturada com brinquedos, papel de parede colorido e ferramentas próprias para o atendimento especializado, a ludoteca, instalada por meio de uma parceria com o Instituto Sabin, possibilitará uma abordagem mais lúdica ao público infantil. 
 
O Creas Liberdade está situado na Rua Adelino Santos, no Curuzu e dispõe de uma equipe multidisciplinar que acompanha, anualmente, 62 crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos violados, dentre os quais 39 cumprem medidas socioeducativas.
 
Além do prefeito ACM Neto, participaram da solenidade de inauguração da ludoteca o vice-prefeito Bruno Reis, o chefe de Gabinete da Prefeitura, João Roma, a titular da Secretaria Municipal de Proteção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron, a analista de projetos do Instituto Sabin, Lian Carvalho, dentre outras autoridades. 
 
Durante a inauguração, o prefeito foi agraciado pela comunidade e ressaltou que pretende estender a implantação da ludoteca para as demais unidades de assistência social da cidade. “Essa sala é importante porque é uma forma diferente de fazer ressocialização e acolhimento às crianças que estão em situação vulnerável e que são vítimas do crime, presas fáceis para as drogas nas ruas de Salvador. Às vezes discutimos a redução da maior idade penal como se essa medida fosse resolver o problema, mas a solução principal está no acolhimento dos jovens, na orientação, apoio e acompanhamento das famílias”, discursou o prefeito.
 
Segundo a secretária Tia Eron, a ludoteca é um instrumento essencial para que os profissionais conheçam as formas de violência sofrida pelas crianças, por meio de brinquedos, de maneira lúdica e menos dolorosa. “É um equipamento fantástico e que, em breve, deve ser implantado nas demais unidades”. 
 
O Creas Liberdade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, realizando, mensalmente, cerca de 80 atendimentos. Atualmente, 234 famílias são acompanhadas por ano na unidade, em virtude da violação de direitos. 
 
Salvador tem, atualmente, 7 Creas, localizados nos bairros de Boca da Mata, Bonocô, Cabula, Liberdade, Fazenda Coutos, Garcia e Itacaranha. Nestes locais são realizados atendimentos e acompanhamento psicossocial; entrevistas; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede socioassistencial; campanhas socioeducativas e articulação com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), que envolve Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude e Conselhos Tutelares.
 
 
 
 
 
Publicado em 05-10-2017