Sabia que

SABIA QUE…. a UCCLA implementou um programa educativo de saúde comunitária em Timor-Leste?

A UCCLA desenvolveu um Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento na cidade de Díli, em Timor-Leste, com o objetivo de estabelecer e concretizar um programa educativo de prevenção primária em saúde, com metodologia adequada e sustentável no âmbito da promoção da saúde, saúde materna, combate de doenças infetocontagiosas e da prevenção da mortalidade infantil.

O projeto foi implementado pela UCCLA, financiado pela União Europeia (DCI-NSAPVD/2008/155-898) e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, à data, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), e contou com a parceria da Administração do Distrito de Díli e da Fundação Oriente.

Teve a duração de 12 meses, de abril de 2009 a julho de 2010, e envolveu a realização de ações de formação e capacitação de agentes de desenvolvimento local, bem como, ações de educação comunitária e fóruns públicos.

Em termos da atuação comunitária e participativa em bairros, escolas, associações e organizações de base, com a população residente nos diversos bairros de Díli, o projeto Educar para a Prevenção Primária em Saúde formou 259 participantes, abrangeu 110 mil pessoas em 24 sucos do Distrito de Díli.

Para além da formação e capacitação, o projeto visou conjugar esforços numa perspetiva de alinhamento de prioridades de prevenção com o governo local de Díli, Ministério da Saúde e da Educação e entidades internacionais e locais no terreno, bem como a promoção de fóruns públicos de avaliação conjunta de resultados e continuidade do projeto, com o envolvimento dos participantes/beneficiários, permitindo a constituição de uma base comum de boas práticas e códigos de conduta a adotar pelas entidades governamentais e não-governamentais.

A UCCLA promoveu, igualmente, ações de limpeza urbana e campanhas de sensibilização, tendo como público-alvo, os moradores nos bairros da cidade de Díli. Essas campanhas tiveram como missão, apelar para a relevância da limpeza do espaço urbano e o perigo das águas paradas, face à proliferação de doenças infecciosas como a cólera, dengue e malária.

De salientar que a Presidência da República de Timor-Leste recomendou, formalmente, o projeto que considerou “exemplar, contribuindo significativamente para a promoção da saúde, saúde materna e infantil e combate de doenças infecto-contagiosas no Distrito de Díli.”

Em 2008, o projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, por iniciativa do Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Louis Michel, para estar representado nos Dias Europeus de Desenvolvimento, juntamente com outros projetos especialmente selecionados para o efeito. A iniciativa teve lugar em Estrasburgo em novembro de 2008, com o tema central da importância do papel desempenhado pelas Autoridades Locais no Desenvolvimento, bem como os projetos entre Autoridades Locais.

 

Notícia relacionada: 

Cidades lusófonas ajudam a limpar Díli

 

 

 

Publicado em 02-10-2020