Sabia que

SABIA QUE…. a UCCLA desenvolveu um projeto de Educação e Gestão em Saúde Ambiental no Huambo?

O Projeto Educação e Gestão em Saúde Ambiental foi desenvolvido em 2008 pelo Governo da Província de Huambo, em Angola, e a UCCLA com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável participativo de âmbito local, pela implementação de projetos Agenda XXI Local e Agenda XXI Escolar e pela apropriação de conhecimentos, competências e valores sociais, ambientais e culturais duradouros em Saúde Ambiental.

 

Projeto de Educação e Gestão em Saúde Ambiental no Huambo1  Projeto de Educação e Gestão em Saúde Ambiental no Huambo2  Projeto de Educação e Gestão em Saúde Ambiental no Huambo4

 

O projeto desenvolveu-se na cidade de Huambo, mobilizada para políticas públicas que a impulsionem e reconheçam como a "capital ecológica" de Angola. Esta cidade do planalto central foi uma das cidades angolanas mais devastadas pela guerra. A ação mobilizou a sociedade civil da província do Huambo e teve como participantes diretos funcionários e gestores municipais, professores e técnicos de saúde. Envolveu formação e planeamento participativo da ação no sector da saúde ambiental.

O projeto-piloto inseriu-se na ação Comunidade de Cidades Cidadãs, que tinha como objetivo promover a boa governação, participação e democracia das cidades, através de um programa de formação e capacitação técnica em administração pública local, transversal, participativo e aberto, com gestão e coordenação em rede de governos locais.

Este programa foi desenvolvido conceptualmente no quadro da UCCLA com o Governo da Província de Huambo, Câmara Municipal de Bissau, Câmara Municipal de São Vicente, Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Governo Regional do Príncipe, Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM e Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção, Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ.

 

 

 

 

 

Publicado em 24-09-2021