NASA

Rio de Janeiro vai cooperar com a NASA

A prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, está a desenvolver com a Agência Espacial Norte-americana, NASA, um software que irá auxiliar na previsão, em curto prazo, para a possibilidade de deslizamentos de terra na cidade. 
 
O programa está em fase final de desenvolvimento e entrará em testes no próximo período de chuvas intensas, que se inicia nos próximos meses. Nesta fase, os meteorologistas que trabalham no Centro de Operações Rio vão analisar e fazer os ajustes necessários nos resultados deste novo modelo de previsão de deslizamentos.
 
A pesquisadora da NASA, Dalia Kirschbaum, referiu que “esta é a primeira vez que a NASA realiza parceria diretamente com uma cidade. Um de nossos objetivos é aprender mais sobre a utilização de nossos modelos de previsão e ferramentas que operam em escala global para uma escala mais local. Este aprendizado nos permite entender melhor como as questões do meio ambiente impactam as cidades e ampliar formas de gerar impactos positivos. Esta experiência com o Rio servirá de caso de estudo para ser replicado em outras cidades do mundo”.
 
 
Mais informações sobre o Rio de Janeiro vai cooperar com a NASA
 
 
 
 
Publicado em 16-09-2018