Rio de Janeiro recebe certificado de Património Mundial da Unesco

Rio de Janeiro recebe certificado de Património Mundial da Unesco

A cidade do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, recebeu o certificado oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que confere à paisagem urbana carioca o título de Património Mundial na categoria Paisagem Cultural Urbana. 
 
O direito ao reconhecimento internacional exigiu quatro anos de trabalho conjunto entre representantes da Prefeitura do Rio, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Associação de Empreendedores da Unesco, Governo do Estado e parceiros privados. 
 
O vice-prefeito Adilson Pires, que representou o prefeito Eduardo Paes, referiu que a atribuição do prémio “prova o quanto o Rio de Janeiro é harmónico, mas aumenta o peso da responsabilidade de toda a sociedade em zelar por esse património único. Não há dúvida que a beleza da paisagem esculpida pela natureza, associada à parte construída pelo homem, orgulha a todos nós, brasileiros.”
 
Entre os principais elementos naturais que influenciaram na decisão da Unesco estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo, entre outros.
 
 

Mais informação

 

 

Publicado em 14-12-2016