Rio de Janeiro lança Plano Estratégico

Rio de Janeiro lança Plano Estratégico

A prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, apresentou, dia 1 de março, o Plano Estratégico 2017-2020, com 59 iniciativas e 68 metas de desenvolvimento para a cidade nos próximos quatro anos. 
 
O documento integra o Projeto Rio Visão 500 que traz 70 aspirações para o município até 2065, quando o Rio completará 500 anos. A estimativa indica que será necessário R$ 33 bilhões para tirar as ideias do papel no próximo quadriênio, com 66% dos investimentos direcionados para as zonas Norte e Oeste, áreas mais necessitadas da cidade. O lançamento do terceiro plano de metas desde 2009 aconteceu no Museu do Amanhã, símbolo de revitalização da Região Portuária.
 
“Quem não sonha é incapaz de atingir seus objetivos. Esse plano ousado mostra que a prefeitura pensa de forma grandiosa, do jeito que o Rio merece. É muito importante que se encare o desafio de frente, superando os obstáculos com fé na capacidade de buscar soluções, exatamente porque o carioca vive, mora e trabalha num lugar especial” referiu o prefeito Eduardo Paes.
 
Coordenado ao longo dos últimos seis meses pela Secretaria Executiva de Coordenação de Governo, o Visão Rio 500 realizou pesquisas com 1400 pessoas; criou uma plataforma colaborativa online que recebeu 4.500 colaborações e 210 mil visualizações; realizou o concurso de redação; promoveu ciclos de palestras com especialistas e encontros regionais que atraíram centenas de pessoas; além de reuniões com servidores municipais. O programa também incentivou a colaboração de representantes dos conselhos municipais da Cidade e da Juventude e alcançou mais de 300 mil pessoas em mais de mil publicações na internet.
 
Estas atividades fazem do Visão Rio 500 um projeto pioneiro na dimensão da participação popular, tendo atingido cerca de 500 mil pessoas - fato inédito em outras cidades que organizam planeamentos equivalentes, como Nova York e Chicago, nos Estados Unidos, e Melbourne, na Austrália.
 
O Planeamento Estratégico inova ao dividir-se em seis temas multidisciplinares. Assim, metas para a primeira infância, por exemplo, serão coordenadas simultaneamente pelas secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Esta leitura transversal dos assuntos aumenta a eficiência no cumprimento dos objetivos para os próximos anos. Outros aspetos que marcam o Planeamento Estratégico 2017-2020 são a atenção a temas metropolitanos e o estabelecimento das metas de acordo com as características regionais. 

 
 
 
 
Publicado em 01-03-2016