Rio de Janeiro ganha novo Museu da Imagem e do Som em 2014 e reabre Sala Cecília Meirelles

Rio de Janeiro ganha novo Museu da Imagem e do Som em 2014 e reabre Sala Cecília Meirelles

Duas tradicionais instituições culturais vinculadas à Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (cidade Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, estarão de cara nova em 2014. 
 
A nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em construção na Avenida Atlântica, Praia de Copacabana, tem inauguração prevista para o segundo semestre e, em abril, a cidade recebe de volta a Sala Cecília Meirelles, localizada na Lapa, e submetida nos últimos anos a um processo de restauração.
 
Iniciativa do governo fluminense, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o novo prédio do MIS terá uma área de 9,8 mil metros quadrados e sete andares para dar, acesso ao público o vasto acervo da instituição, hoje distribuído por dois prédios, um na Lapa e outro na Praça XV, no centro do Rio. O novo espaço vai incorporar o acervo do Museu Carmen Miranda, atualmente instalado em um pequeno prédio no Parque do Flamengo.
 
Palco privilegiado para a música de concerto, por conta de sua excelente acústica, a Sala Cecília Meirelles ocupa um prédio construído no final do século 19 para ser um hotel, transformado em 1948 em um cinema, o Colonial. Duas décadas mais tarde, o cinema deu lugar à sala de concertos, batizada em homenagem à poetisa e pianista Cecília Meirelles (1901-1964).
 
 
Publicado em 03-01-2014