Estabelecer intercâmbios e colaborações na área do planeamento urbano foi o propósito da reunião técnica entre especialistas das câmaras municipais de Lisboa e Sintra com uma delegação do Governo Municipal de Suzhou, que teve lugar na UCCLA, no dia 22 de outubro.
Estiveram presentes os seguintes especialistas:
- UCCLA: João Guimarães, em representação do Secretário-Geral, Vitor Ramalho;
- Câmara Municipal de Lisboa: Célia Milreu, do Departamento de Planeamento Urbano, José Silva Ferreira, coordenador da equipa do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, e Luís Ruivo, da Divisão de Planeamento Territorial;
- Câmara Municipal de Sintra: Anabela Carvalho, da área de projetos estratégicos, e Pedro Flores, da área do planeamento;
- Observatório da China: Carlos Carreira;
- Governo Municipal de Suzhou: Xu Chunming, diretor adjunto da Divisão do Ambiente, Bo Jianxin, chefe da Divisão do Planeamento Urbanístico e Ambiente, Li Feng, assessora do chefe de Divisão da Segurança no Trabalho, Chen Jianhua, chefe de Divisão de Equipamentos Urbanos, Gu Qun, assistente do chefe de Divisão da Gestão da Iluminação Urbana, e Meng Kening, responsável pelo cumprimento da legislação relativa à administração urbana.
Na reunião foi abordado o sistema de gestão das cidades, os seus equipamentos, a construção e gestão da canalização local, o sistema de iluminação pública, as cidades com património e sua conservação.
O Plano Geral de Drenagem de Lisboa foi explicado pelo seu coordenador, desde a recuperação de coletores às infraestruturas que envolve. Saiba mais sobre o
Plano Geral de Drenagem de Lisboa aqui.
Os técnicos das autarquias de Lisboa e Sintra intervieram sobre os projetos urbanísticos já efetuados, suas valências e tecnicidades, assim como os projetos em curso nas respetivas cidades. Os bairros históricos, o ordenamento urbano e o sistema viário, também foram alguns dos temas abordados.
Vítor Ramalho enalteceu o reforço da cooperação entre as cidades portuguesas e as cidades chinesas, salientando que a UCCLA estará sempre disponível para colaborar e promover estes intercâmbios técnicos.