Delinear iniciativas conjuntas de natureza cultural, que aproximem e envolvam as cidades associadas da UCCLA com Cabo Verde, agora que este país tem a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi o propósito da reunião que decorreu no dia 12 de novembro, entre o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Na reunião foi destacada a necessidade de uma maior aproximação entre Cabo Verde e as cidades que compõem o universo da UCCLA, com vista a dinamizar e priorizar, durante 2 anos, atividades sobretudo de natureza cultural. Ficou, assim, definida a criação de um calendário de eventos a realizar tanto na UCCLA, como em Cabo Verde, ou nas cidades que fazem parte da UCCLA.
Na ocasião, o Ministro - acompanhado pelo Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro - visitou a exposição “Frente.Verso.Inverso - Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa nas Coleções em Portugal” patente na UCCLA, onde está exposta uma obra da sua autoria. Esta visita contou com a presença da curadora da exposição, Adelaide Ginga, e do coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.