Reforço da cooperação entre as cidades de Lisboa e Maputo

Reforço da cooperação entre as cidades de Lisboa e Maputo

Com quarenta anos de relações de amizade e de cooperação, as cidades de Lisboa e Maputo outorgaram, dia 28 de outubro, um memorando de entendimento com vista a definir uma cooperação ativa em áreas de interesse comum, como Ambiente e Espaços Verdes, Economia e Inovação, Planeamento e Reabilitação Urbana, Mobilidade e Segurança. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na ocasião.

O acordo - assinado pelos autarcas de Lisboa e Maputo, Carlos Moedas e Eneas Comiche respetivamente - celebra, ainda, o “40.º aniversário das excelentes relações existentes entre as duas cidades, através da organização de iniciativas de caráter cultural para promover o conhecimento recíproco das respetivas culturas junto dos cidadãos de ambas as cidades, no decurso do próximo ano”.

De referir que o primeiro Protocolo de Cooperação, entre as duas cidades, foi celebrado a 20 de março de 1982 e o Acordo de Cooperação a 10 de novembro de 1983. Acresce que, em 28 de junho de 1985, foi assinada a Declaração de Geminação Múltipla e Solidária das Capitais dos Países de Expressão Portuguesa, quando da criação da UCCLA.
 

Acordo Lisboa Maputo_as_-1425  Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1444  Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1480

Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1489  Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1512  Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1467

Cooperacao Lisboa Maputo_as_-1517

 

 

Notícia relacionada:
Memorando de entendimento reforça cooperação entre Lisboa e Maputo

Fotos: Câmara Municipal de Lisboa - Américo Simas Coelho

 

 

Publicado em 30-10-2022