A cidade de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, começou a implementar um novo projeto de deposição/recolha seletiva do lixo. Trata-se de um pequeno gesto mas com grande impacto numa urbe em que o manuseamento do lixo continua a ser uma preocupação.
A deposição de garrafas, papel e plástico em contentores de lixo separados – recolha seletiva de resíduos sólidos – começa a ganhar espaço, pois uma organização de âmbito comunitário apostou numa solução à altura dos crescentes desafios que se colocam à grandes cidades, como Maputo.
A iniciativa tem como objetivo minimizar os problemas de saneamento do meio nos mercados - do Povo, Museu, Mandela, Av. Guerra Popular e zona baixa da cidade – que representam o centro de convergência de pessoas. Ao todo são 25 contentores posicionados nesses locais e a recolha é feita às terças, quintas e sábados.
O projeto está orçado em cerva de 1 milhão de meticais, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável e conta com o apoio do Conselho Municipal da cidade de Maputo e Ministério da Terra e Desenvolvimento Rural.