Reabilitação do Hospital Sanatório de Luanda

Reabilitação do Hospital Sanatório de Luanda

O Presidente angolano autorizou a contratação de uma empresa de obras públicas para reabilitar, ampliar e apetrechar o Hospital Sanatório de Luanda, em virtude da urgência em garantir a continuidade dos serviços hospitalares.
 
A atual infraestrutura hospitalar apresenta problemas com a rede de esgotos, falta de água, de energia elétrica, de tratamento das águas residuais e infiltrações no interior de alguns compartimentos.
 
Com uma capacidade para 250 camas, a instituição conta apenas com 25 médicos, dos quais 18 angolanos e sete cubanos, para uma necessidade de 87 profissionais e 215 enfermeiros.
 
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considerou a tuberculose um sério problema de saúde pública, cujos casos tendem a aumentar desde 2012, com cerca de 60 mil pessoas infetadas pela doença.
 
Angola registou 56.598 casos de tuberculose, que resultaram em 1.373 mortes, dados ainda provisórios por ausência de informação de duas províncias do país, tendo do total de casos registados 5.989 sido tratados, a maioria infetados por tuberculose pulmonar.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 15-03-2018