Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos organizou workshop municipal na Ilha de Moçambique

Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos organizou workshop municipal na Ilha de Moçambique

Decorreu, no dia 28 de julho, o primeiro workshop municipal para o desenvolvimento de um diagnóstico participativo da gestão de resíduos urbanos na Ilha de Moçambique, com enfoque para os resíduos de plástico, no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos.

O encontro decorreu no salão nobre do Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, onde estiveram presentes representantes dos parceiros, sociedade civil, Régulos e Secretários de Bairro, num total de 14 participantes.

O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique está empenhado na construção de políticas e práticas socio-ambientais, alargando sinergicamente e complementando a sua capacidade de intervenção para uma resposta pública de referência à poluição por plásticos.

No workshop foi sublinhado o desejo de reconhecimento da Ilha de Moçambique, no país e internacionalmente, como um local bonito e limpo, procurando criar uma marca ecológica que diferencie a Ilha e potencie o mercado turístico a nível internacional para além de garantir melhores condições de vida aos seus cidadãos.

O projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos tem como objetivo global proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos.

Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto da URB-África/UCCLA, APETUR, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e Oikos, cofinanciado pelo Camões, I.P.
O workshop decorreu com o cumprimento das normas em vigor relativas à situação pandémica.

 

Publicado em 30-07-2021