Projeto-piloto de prevenção da malária em Moçambique
Imagem
Projeto-piloto de prevenção da malária em Moçambique
Publicado em 13-09-2017
A organização de saúde Innovation in Global Health (Unitaid) apresentou, ao governo de Moçambique, um programa piloto de prevenção da malária para mulheres grávidas. A iniciativa, que vai abranger quatro países africanos, está orçada em 50 milhões de dólares.
 
O representante da organização, Sanne Fournier, referiu que o lançamento do novo programa de luta contra a malária consiste no tratamento preventivo para mulheres em estado de gravidez.
 
O projeto, cujo arranque está previsto para o mês de outubro, terá a duração de três anos, abrangendo, na fase piloto, as províncias de Nampula, Sofala e Maputo.
 
Refira-se que este é um projeto-piloto em África e pretende-se replicar a iniciativa noutros países do continente. Segundo o responsável, o projeto denominado Tip - Top não envolve custos elevados, mas os seus métodos são efetivos.
 
De acordo com os dados apresentados na ocasião, em África, mais de 35 milhões de mulheres grávidas estão expostas ao risco de contrair a malária, sendo que o tratamento preventivo é uma prioridade e Moçambique foi escolhido para liderar o projeto, que investirá um total de 50 milhões de dólares em quatro países.
 
Nos primeiros três meses do ano, Moçambique registou 2 281 635 casos de malária, contra 1 873 303 de igual período de 2016.