Projeto nutricional beneficia famílias em Nampula

Projeto nutricional beneficia famílias em Nampula

Perto de 500 mil agregados familiares das províncias de Nampula e Zambézia, em Moçambique, vão beneficiar de um programa nutricional com o objetivo de melhorar a nutrição, a segurança alimentar e a renda das famílias, com destaque para crianças menores de cinco anos de idade, mulheres grávidas e lactantes.
 
Do número global, 22.500 agregados familiares são dos seis distritos que beneficiam do projeto, desde 2014. Este número será aumentado em mais 80 mil durante a fase de expansão, o que totalizará 102.500 famílias, em 16 distritos. Todavia, outras 375 mil famílias terão benefício indireto.
 
O embaixador dos Estados Unidos, Dean Pittmam, destacou a importância do projeto no combate à desnutrição crónica, que afeta principalmente crianças em Moçambique. Segundo o diplomata, o governo do seu país orgulha-se de continuar a apoiar a expansão da iniciativa nas duas províncias.
 
O ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, considerou que a medida é importante para a segurança alimentar e nutricional e o aumento da renda das famílias, particularmente nas zonas rurais das duas províncias. 
 
Através de uma estratégia baseada na abordagem integrada (agricultura, nutrição e mercado), o projeto de disseminação de variedades de batata-doce denominado VISTA que promove a produção da batata-doce de polpa alaranjada, irá permitir a mudança de comportamento nutricional e o incentivo de comercialização, de forma a melhorar a alimentação infantil e a dieta dos agregados familiares.
 
Também serão divulgadas receitas da batata-doce de polpa alaranjada aos agregados familiares, como um alimento saudável, além de campanhas de educação sobre alimentos ricos em micronutrientes.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-05-2017