Projeto LER em desenvolvimento na cidade de Maputo

Projeto LER em desenvolvimento na cidade de Maputo

Decorreram, de 11 a 13 de fevereiro, no Município de Maputo, Moçambique, diversas atividades do Projeto Municipal LER - que conta com a parceria da UCCLA - num início de ano letivo fortemente empenhado com o desenvolvimento das competências básicas de leitura e escrita no ensino primário e com a promoção social, cultural e educativa do Livro, das Literacias e da Leitura.
 
 
No dia 11 de fevereiro decorreu uma reunião com a Diretora Municipal do Arquivo, Documentação e Biblioteca para o planeamento da agenda a desenvolver, bem como para o desenvolvimento do intercâmbio municipal no Eixo da Educação com o Projeto Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique – 2.ª Fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique. A reunião foi antecedida por um encontro com a Biblioteca Nacional, Instituto Nacional do Livro e do Disco e Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa para a integração valorativa dos projetos de promoção do livro e da leitura com o Projeto LER e Feira Internacional do Livro de Maputo. Nesse dia decorreu, ainda, uma reunião com a Associação Afortalecer para o planeamento do trabalho conjunto de apoio continuado aos professores participantes do projeto LER, com Oficinas Pedagógicas e orientação de dezenas de estagiários da Universidade Pedagógica em 2016.
 
Realizaram-se ainda breves reuniões setoriais com o Departamento de Finanças (Projeto Trienal Combate ao HIV/ Sida) e vereação da Saúde e Ação Social (Projeto de apoio a crianças de rua).
 
No dia 12 de fevereiro, em reunião com o presidente do Município e com a Diretora de Relações Internacionais, foram debatidas as ações que estão a ser desenvolvidas em parceria com a UCCLA: Projeto LER, Projeto Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - 2.ª Fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique e LER MAPUTO - em candidatura. 
 
    
 
Realizou-se um encontro com 13 técnicos da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais para avaliação, planeamento participativo de 2016, formação cooperada e renovação de conteúdos para as Rodas de Leitura diárias/semanais em Biblioteca.
 
No dia 13 de fevereiro teve lugar um encontro com as escolas/professores participantes no projeto, com a inclusão de mais professores com o objetivo de alargar a intervenção do LER. Neste encontro, com 32 participantes, foi apresentada a intervenção de continuidade a desenvolver com a Associação Afortalecer e foi avaliado e programado de forma participativa da intervenção do projeto LER no ano letivo de 2016 - que incluí Rodas de Leitura escolares semanais e jornadas pedagógicas mensais para a formação cooperada, coordenação e avaliação participativa dos intervenientes. 
 
    
 
O resultado final do encontro de professores foi o planeamento e a escolha pedagógica fundamentada em autoformação cooperada dos conteúdos a desenvolver no início do ano letivo (fevereiro e março), com provimento de livros e guiões de trabalho para uma ação estruturante e regular de promoção do livro, das literacias e da leitura e aquisição de competências de leitura e escrita, nas classes iniciais do ensino público primário, em comunicação e intercâmbio de experiências com o Projeto Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, 2.ª Fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique. 
 
Foi salientada a experiência que a UCCLA tem desenvolvido em diversos municípios de língua portuguesa neste domínio. Os objetivos da ação e as expectativas de formação, as competências pedagógicas a alcançar na sua interligação com a Associação Afortalecer foram também debatidas.
 
Os comentários à ação do Projeto LER foram: “Verifica-se uma melhoria da qualidade do ensino nas salas dos professores que participaram”; “Está a surtir efeito na nossa escola, na aprendizagem da leitura e escrita das crianças”; “Deviam ser abrangidas outras escolas para aprenderem um pouco do que nós aprendemos”; “as metodologias utilizadas permitiram que o projeto não morresse”; e “temos feito maravilhas nas nossas bibliotecas, está tudo mudado”.
 
Num ambiente de grande participação e com o envolvimento de diversas entidades, pretendemos dar uma resposta operacional e estratégica no domínio da promoção do livro, da oralidade, das literacias e da leitura em projeto educativo, numa parceria entre escolas e bibliotecas públicas, no âmbito da descentralização de competências do ensino primário, consolidando a atuação do Projeto LER, que teve início em setembro de 2014 (intervenção com o apoio da Cooperação Portuguesa), e que pretende alargar a intervenção municipal com mais técnicos para darem resposta ao aumento exponencial de utentes e leitores na Rede de Bibliotecas Públicas Municipais - sobretudo crianças e jovens, mais materiais, formação, criatividade, serviços e mais escolas envolvidas.
 
Publicado em 25-02-2016