Projeto de leitura para Cabo Verde e Moçambique admitido para segunda fase da candidatura PROCULTURA

Projeto de leitura para Cabo Verde e Moçambique admitido para segunda fase da candidatura PROCULTURA

O projeto “Ler, despersianar, pirilampiscar - ler e criar - ambientes e horizontes - de conhecimento e liberdade” criado pelo Atelier Mar, Associação Atrevida, Conselho Municipal de Maputo, Editorial Novembro e UCCLA foi admitido para a avaliação da segunda fase da candidatura PROCULTURA/Lote 3.

Pretendemos com a proposta a concurso implementar e desenvolver projetos editoriais locais de criação, edição, publicação, difusão, comercialização e mediação de leitura para crianças e jovens, em Cabo Verde e Moçambique, com plataformas participativas locais e internacionais.

Esta união de vontades, num ambiente de mudança, visa um setor da literatura para crianças e jovens socialmente dinâmico, sustentável e valorizado ao nível da economia criativa geradora de rendimento, emprego e profissionalização que permita impulsionar as literacias, o desenvolvimento crítico e criativo, o (re)conhecimento e a pluralidade cultural.

A proposta do projeto prevê a criação de produtos, serviços e bens únicos, com valor económico, criação de emprego durável, profissionalização e rendimento sustentável no sector da literatura para crianças e jovens em 3 eixos - edição e publicação, criação e autoria; e distribuição, comercialização e mediação de leitura.

A Ação PROCULTURA/Lote 3 é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Multianual PALOP-TL UE para 2014-20, cofinanciado e gerido pelo Camões, IP e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para o emprego em atividades geradoras de rendimento nos setores da cultura nos PALOP e Timor-Leste, através do reforço de competências dos recursos humanos e da atribuição de subvenções para desenvolvimento destes setores, nos seis países, com concentração na área da literatura para crianças e jovens.
 

Mais informação disponível no link https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cooperacao/atuacao/financiamos/subvencoes-procultura

 

 

Publicado em 18-06-2021