Projeto Biombo

Projeto Biombo, Agir! - Agir em parceria para o desenvolvimento da Região de Biombo

Decorreu, de 14 a 24 de janeiro, uma missão de monitorização ao projeto Biombo, Agir! - "monitoria ROM" - promovida pela Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e levada a efeito por um consultor externo.
 
Projeto Biombo-Reuniao  Projeto Biombo-Reuniao 1
 
Decorridos 9 meses de implementação deste projeto, em resultado de uma parceria entre o Governo da Região de Biombo, a Câmara Municipal de Oeiras e a UrbÁfrica (ONGD UCCLA), esta missão permitiu a realização de vários encontros e visitas, envolvendo as estruturas do próprio Governo Regional e as organizações da sociedade civil dos três sectores que compõem a região, bem como a equipa local e seus colaboradores diretos. Esta ocasião possibilitou, igualmente, uma reunião com a Ministra da Administração Territorial, a quem foi feito um ponto de situação da execução do projeto.
 
As missões de "monitoria ROM" têm como finalidade aferir do estado de realização dos projetos subvencionados pela União Europeia, estimular o diálogo entre as partes na busca de um melhor consenso para identificar condicionantes e apontar formas de as superar, numa lógica de permitir que as intervenções previstas no quadro do desenho do projeto sejam plenamente concretizadas em prol dos atores e das comunidades locais.
 
O projeto Biombo, Agir!, com uma duração de 30 meses, está orientado para o reforço das capacidades da Administração Regional, das organizações da sociedade civil enquadradas em redes sectoriais e plataforma, instrumentos de planeamento e ordenamento do território, promoção da partilha na tomada de decisão para uma boa governação local, envolvendo a pluralidade de atores, espaços de diálogo e orçamento participativo que concretize iniciativas concretas com impacto junto das comunidades. A participação da UrbÀfrica insere-se no âmbito das ações contempladas, com uma forte participação da sociedade civil da região.
 
Projeto Biombo
 
Relativamente aos objetivos do Projeto Biombo, Agir!, o mesmo pretende contribuir para a coesão social, melhoria das condições de vida e promoção da boa governação na Região do Biombo.
 
Os resultados esperados são o reforço das capacidades institucionais e funcionais das autoridades regionais do Biombo e das capacidades coletivas de interação entre os diversos atores para a boa governação à escala regional 
 
Este projeto irá beneficiar as Autoridades Regionais e Setoriais, organizações da sociedade civil e comunidade em geral.
 
O Projeto Biombo Agir! é financiado pela União Europeia e executado em parceria pelo Governo Regional do Biombo, Câmara Municipal de Oeiras e UrbÁfrica, ONGD associada à UCCLA.
 
 
 
Publicado em 25-01-2019