Programa Sustenta em Nampula

Programa Sustenta em Nampula

Os agricultores da província de Nampula contam com o programa SUSTENTA, uma iniciativa de gestão integrada da agricultura e recursos naturais, cujo objetivo é promover o crescimento do sector produtivo nacional baseado nos pequenos produtores, contribuindo, assim, para o combate à pobreza. 
 
A intenção do Governo, segundo Olegário Mbanze, diretor nacional do Desenvolvimento Rural, é expandir o SUSTENTA para todo o país, para o que serão mobilizados fundos necessários para concretizar o objetivo. A iniciativa prioriza a capacitação dos pequenos agricultores comerciais emergentes no sentido de incrementar a produção e produtividade, assegurando-lhes a compra da sua produção, sobretudo das culturas de milho, feijão, gergelim e hortícolas para as nove províncias que ainda não estão cobertas pela iniciativa.
 
Salienta-se que no âmbito do SUSTENTA os agricultores elegíveis à iniciativa beneficiam de apoio financeiro para aquisição de equipamentos agrícolas, sobretudo para lavouras, construção de infraestruturas de irrigação, insumos, sementes certificadas, fertilizantes e armazenamento da produção.
 
Ligado a este programa, 42 pequenos agricultores comerciais emergentes das províncias de Nampula e Zambézia vão assinar contratos de financiamento e de compra e venda da produção da próxima campanha agrícola.
 
Ainda este semestre o programa SUSTENTA vai promover intervenções em várias comunidades, nomeadamente de distribuição de sete mil Kits de insumos que incluem sementes, fertilizantes e instrumentos de produção; entrega de 20 tratores com as respetivas alfaias agrícolas para beneficiar quatro mil famílias; início da construção de três armazéns com capacidade para 250 toneladas de produtos e reabilitação de cinco pontes para permitir a ligação entre as áreas de produção e as principais vias de acesso.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 06-09-2017