Programa de Liderança em Economia Azul vai decorrer em Lisboa

Programa de Liderança em Economia Azul vai decorrer em Lisboa

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) vai decorrer em Lisboa, de 6 a 8 de julho, e dirige-se a todas as pessoas que pretendem aproveitar as oportunidades que a economia do mar oferece, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável.

O Programa de Liderança em Economia Azul tem como objetivo potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.

Na prática, os participantes assimilam um sistema operativo azul que lhes permite ver com clareza e decidir com confiança - uma licença de "condução" azul - para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira.

O Programa de Liderança em Economia Azul (PLEA) inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável da economia do mar - social, económico e ambiental - de acordo com os (1) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas; com (2) Modelos económicos circulares e regenerativos; e com a (3) Moldura ESG (Environment, Social, Governance).

A economia azul foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo da economia do mar. Inclui as atividades económicas tradicionais e emergentes que dependem do mar, como o transporte marítimo; o turismo costeiro e o turismo náutico; a indústria marítima; a energia do oceano; a biotecnologia azul; entre muitas outras.

Cada uma destas atividades enfrenta desafios associados à descarbonização, digitalização e circularidade, oferecendo simultaneamente vastas oportunidades para inovação, empreendedorismo, investimento e desenvolvimento de carreiras profissionais.

O PLEA é particularmente relevante para os municípios; empresas públicas e privadas; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; fundos de investimento; organizações não-governamentais (ONG); instituições de ensino e formação; e órgãos de imprensa.

O PLEA é uma ação da ECONOMIAAZUL, centro de competência e desenvolvimento da economia azul: a Economia do Mar Sustentável.


Inscrições, programa e mais informações em https://www.economiaazul.pt/formacao-economia-azul

 

 

 

Publicado em 05-07-2022