Programa cultural e ambiental em desenvolvimento na localidade de Porto Mosquito
Imagem
Programa cultural e ambiental em desenvolvimento na localidade de Porto Mosquito
CABO VERDE | Ribeira Grande de Santiago
Publicado em 16-09-2025

No âmbito do projeto “Nosso Património, Nossa Riqueza” decorreu, nos meses de junho a setembro, uma ação de dinamização socioeducativa, cultural e ambiental, com as crianças e suas famílias, em Porto Mosquito, em Cabo Verde, para residentes e visitantes em férias.

A ação dinamizou o período de férias escolares num intenso programa, com a criação do grupo de danças tradicionais DANÇAR O PATRIMÓNIO (educação física, escuta musical e poética); ateliers de pintura de pedras; ateliers de reciclagem (construção de brinquedos); aulas de movimento e dramatização; educação para a saúde; exercícios de caligrafia; festas e sessões de palhaçaria; rodas de conversa sobre a história e simbologia de Cabo Verde; jogos cooperativos; jogos de construção, matemáticos e exercícios geométricos; jogos de mesa, jogos de letras, puzzles, legos e palavras cruzadas; jogos de ténis; oficinas de desenho; sessões de karaoke (desenvolver a confiança no uso do microfone, em público); sessões de malabarismo e de coordenação; sessões de relaxamento, respiração e meditação; e sessões de cinema FILMES NA MOCHILA.

Em tempo de férias, com o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas de Porto Mosquito, a escola abriu-se, inventada, com as crianças. A ação impulsionou o desenvolvimento pessoal e coletivo, conquistando a confiança da população. Todas as semanas, na localidade piscatória de Porto Mosquito, descontraídos e de pé descalço, com o ritual inicial de limpar a sala e de lavar os pés, foram implementadas uma multiplicidade de propostas criativas, neste espaço de encontro.

A programação cultural e ambiental local construiu um processo de autoconhecimento e valorização, promovendo competências, valores e atitudes essenciais ao desenvolvimento sustentável da população, a partir da base, com crianças e famílias residentes, no empoderamento da mesma para a defesa do seu património.

As crianças do grupo de danças tradicionais DANÇAR O PATRIMÓNIO fizeram a abertura do palco principal da dança, na festa de comemoração dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, no dia 5 de julho, na cidade da Praia.

A ação solidária mobilizou o apoio local a São Vicente, entre as comunidades piscatórias - donativos e escrita de cartas pelas crianças (decorrente da tempestade Erin, ocorrida a 11 de agosto).

A estratégia do programa foi criada e dinamizada por Américo Monteiro Fortes (Xclumbumba).

O projeto NOSSO PATRIMÓNIO, NOSSA RIQUEZA: da valorização do património local à promoção do turismo cultural sustentável e gerador de rendimento local decorre na localidade de Porto Mosquito, município de Ribeira Grande de Santiago, ilha de Santiago, em Cabo Verde (2024 - 2026), com o objetivo específico de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local, com a participação da população na preservação cultural e ambiental, para a diversificação económica e qualificação da produção e do turismo cultural e sustentável.

O projeto é cofinanciado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano (ONGD da UCCLA), em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (cidade membro da UCCLA), Associação LANTUNA - a conservar o que é nosso (ONG para a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável), Embaixada de Cabo Verde em Portugal/Centro Cultural Cabo Verde e UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.