Programa Alimentar Mundial doa toneladas de arroz para escolas da Guiné-Bissau

Programa Alimentar Mundial doa toneladas de arroz para escolas da Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau vai receber, do Programa Alimentar Mundial (PAM), 2,4 mil toneladas de arroz a serem distribuídas neste ano letivo, para as escolas.

“A ajuda faz parte de 11,5 mil toneladas do produto básico para satisfazer necessidades alimentares e nutricionais", lê-se num comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU), que dá conta que entre os beneficiários na região estão também refugiados no Mali e 107 mil crianças da Mauritânia e Serra Leoa.

O PAM fornece refeições quentes a 180 mil alunos de 852 escolas em todo o país, e com o arroz agora anunciado deverão ser cobertas as necessidades dos centros de ensino durante seis meses, alimento que complementa refeições que incluem um lote de sardinha procedente do Japão.

A distribuição de refeições nas escolas e rações para levar para casa são uma rede de segurança para famílias vulneráveis, incentivam os pais a manterem os filhos na escola, aumentam a atenção e atenuam o abandono escolar, diz a ONU.

A contribuição ocorre num contexto em que os efeitos da crise climática, conflitos, insegurança e altos custos dos combustíveis tornam os alimentos inacessíveis para milhões de famílias vulneráveis na região.

Na Guiné-Bissau, a PMA atua com 12 cooperativas de pequenos agricultores na aquisição de produtos locais e perspetiva aumentar a produção para cobrir as necessidades da Cantina Escolar e o consumo das populações, conclui-se na nota.


Mais informações sobre Programa Alimentar Mundial doa toneladas de arroz para escolas da Guiné-Bissau

 

 

 

Publicado em 21-08-2024