Produção artesanal de Porto Mosquito preserva a cultura e o meio ambiente local
Imagem
Produção artesanal de Porto Mosquito preserva a cultura e o meio ambiente local
CABO VERDE | Ribeira Grande de Santiago
Publicado em 23-09-2025

Em Porto Mosquito, onde a vida está profundamente enredada com o Oceano e a sua preservação, o projeto Nosso Património, Nossa Riqueza recupera as redes de pesca que são, demasiadas vezes, abandonadas no Oceano, poluindo-o e continuando, durante muito tempo, a aprisionar, a ferir e a matar a vida marinha, ameaçando a biodiversidade e a subsistência das populações (pesca fantasma).

Com a participação de 10 artesãos, o projeto Nosso Património, Nossa Riqueza implementa uma estratégia de preservação cultural e ambiental, pela valorização da produção artesanal local.

Em exposição permanente, no Centro Cultural da Cidade Velha, podem ser encontrados os seguintes produtos com a marca Porto Mosquito:
> Bolsas, sacolas e bolsinhas. Colares. Reutilizam redes de pesca e estão preparadas para todas as viagens;
> Botes em miniatura, com muita lata (recuperada)! Porque nas nossas histórias, desejos e sonhos há muitas vezes barquinhos ou botes, imaginados; 
> Pulseirinhas a~mar Porto Mosquito, que aproveitam os pedacinhos do pano africano, 100% algodão, que são usados pela rede de costureiras artesanais. E os restinhos de lata? Sim, também!

O projeto NOSSO PATRIMÓNIO, NOSSA RIQUEZA: da valorização do património local à promoção do turismo cultural sustentável e gerador de rendimento local decorre na localidade de Porto Mosquito, município de Ribeira Grande de Santiago, ilha de Santiago, em Cabo Verde (2024 - 2026), com o objetivo específico de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico local, com a participação da população na preservação cultural e ambiental, para a diversificação económica e qualificação da produção e do turismo cultural e sustentável.

O projeto é cofinanciado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano (ONGD da UCCLA), em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (cidade membro da UCCLA), Associação LANTUNA - a conservar o que é nosso (ONG para a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável), Embaixada de Cabo Verde em Portugal/Centro Cultural Cabo Verde e União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.