Príncipe pedala rumo a um futuro sustentável
Imagem
Príncipe pedala rumo a um futuro sustentável
SÃO TOMÉ E PRINCIPE | Santo António do Príncipe
Publicado em 27-10-2025

A Região Autónoma do Príncipe vê implementado um projeto piloto de mobilidade sustentável, com a introdução de 14 bicicletas elétricas, no âmbito da iniciativa AfroSmartSpot. As novas bicicletas elétricas apoiam a transição energética e o combate às alterações climáticas.

O projeto, implementado pela Efrican e financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Energia de Portugal, representa um novo impulso para o desenvolvimento sustentável da região, reconhecida como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

A cerimónia de entrega das bicicletas à Secretaria Regional da Biosfera, Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, representada pelo Secretário Regional Júlio Pereira Mendes, decorreu no dia 17 de outubro, na cidade de Santo António (Membro Efetivo da UCCLA), contando com a presença do presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, e outros membros do Governo Regional, entre secretários, diretores, assessores e funcionários públicos, bem como da Assembleia Legislativa Regional.

O evento contou também com a presença da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, representada por Paula Pereira, Diretora do Centro Português de Cooperação, bem como a equipa da Efrican, responsável pela implementação.


“Para nós, da Cooperação Portuguesa, é sempre uma verdadeira satisfação apoiar a Ilha do Príncipe. Entendemos a visão de desenvolvimento do Governo Regional e reconhecemos a sensibilidade da população para estas matérias”, referiu Paula Pereira.  

O AfroSmartSpot nasce no seguimento do projeto “Roteiro para a Sustentabilidade Carbónica da Ilha do Príncipe”, também desenvolvido pela Efrican e financiado pelo Fundo Ambiental. Este estudo mapeou as emissões de gases com efeito de estufa até 2050, identificando medidas de mitigação em vários sectores.


As 14 bicicletas elétricas foram distribuídas entre entidades públicas e privadas, incluindo secretarias regionais, operadores turísticos, moto-taxistas e sector do comércio e serviços, criando uma amostra diversificada de utilizadores para monitorização e avaliação do impacto da iniciativa.

As 14 bicicletas elétricas agora disponibilizadas representam um contributo concreto e mensurável para a transição energética e para a promoção de um futuro mais sustentável na Ilha do Príncipe.

“Esta é também uma solução encontrada para reduzir o custo do aluguer, uma vez que os agentes económicos não têm de incutir o custo de aquisição do equipamento nem do combustível, podendo reduzir para metade o custo do aluguer ou do frete, contribuindo assim com um incentivo á utilização da mobilidade elétrica em alternativa aos meios de transporte movidos a combustível fóssil”, destacou Ivo Pizarro, responsável da Efrican.

O projeto contribuiu igualmente para o reforço das competências formativas da comunidade local, através de uma formação em mecânica de bicicletas elétricas dirigida a um grupo alargado de participantes.

Para assegurar o acompanhamento contínuo do projeto, os tutores das 14 bicicletas terão à disposição uma Ciclo-oficina, uma infraestrutura permanente que funcionará como apoio técnico e mecânico. Além disso, estão disponíveis dois postos de serviço básico de manutenção na cidade de Santo António, reforçando a visão de longo prazo e o compromisso com a durabilidade da iniciativa.

Foram ainda inauguradas três estações de carregamento solar, estrategicamente distribuídas pela cidade de Santo António, garantindo que a carga das baterias das bicicletas elétricas se faça com energia limpa e de baixo impacto ambiental.

Esta iniciativa traduz o compromisso conjunto de todas as entidades envolvidas numa visão de continuidade e inovação, centrada na procura de soluções vantajosas tanto do ponto de vista ambiental como económico.

Espera-se que esta seja a primeira fase de um caminho de transformação do sector dos transportes na Região Autónoma do Príncipe, e um exemplo inspirador de desenvolvimento sustentável para todo o país.

“Deixo em nome do Governo Regional, a vontade de continuarmos com novos e inovadores projetos”, afiançou Filipe Nascimento, Governo Regional do Príncipe.

 

Mais informações sobre Príncipe pedala rumo a um futuro sustentável