Presidente de Angola concluiu visita de Estado a Portugal
Imagem
Publicado em 26-11-2018
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, terminou a visita de Estado de três dias a Portugal. No decorrer da visita, o Presidente esteve na Assembleia da Republica, teve um jantar com o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Nacional da Ajuda, foi recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, pelo autarca Fernando Medina, e reuniu com a comunidade portuguesa e angolana, no Hotel Ritz. De referir que, nestes eventos, a UCCLA esteve sempre representada pelo seu Secretário-Geral, Vítor Ramalho, e pelo assessor José Bastos.
Vitor Ramalho, nos vários encontros que teve com o Chefe de Estado angolano, abordou o convite formulado à primeira-dama angolana, Ana Dias Lourenço, para ser oradora no 1.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa, que a UCCLA está a organizar para o dia 25 de maio de 2019. Recorde-se que Ana Dias Lourenço é licenciada em Economia e foi Ministra do Plano em Angola, tendo ocupado de seguida um alto cargo no Banco Mundial.
No âmbito da visita de João Lourenço foram firmados 13 acordos de cooperação, entre Angola e Portugal, que abrangem áreas como a justiça, formação de pessoal docente, engenharia, turismo, cultura, reinserção social, medicina legal, saúde, ciência, inovação e ambiente.
As delegações governamentais de Angola e Portugal consideraram que a visita do Presidente João Lourenço a Portugal revestiu-se de elevado significado político, patenteado nos encontros entre os chefes de Estado dos dois países.