Prémio Literário UCCLA - Parceria UCCLA e Guerra e Paz editores - Candidaturas até 23 de fevereiro de 2020

Prémio Literário UCCLA - Parceria UCCLA e Guerra e Paz editores - Candidaturas até 23 de fevereiro de 2020

A UCCLA, organizadora do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, estabeleceu uma parceria com a Guerra e Paz editores para a publicação do livro vencedor da 5.ª edição do referido prémio que, além da UCCLA conta com a parceria do Movimento 800 anos da Língua Portuguesa e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. As candidaturas à 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa estão a decorrer até ao dia 23 de fevereiro de 2020.
 
 
No protocolo estabelecido entre a UCCLA e a Guerra e Paz editores, ficou acordada a publicação da próxima obra premiada, assim como dos livros vencedores no período 2020-2023. 
 
Para o Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, este acordo «visa alargar a distribuição das obras vencedoras, dando-lhes cada vez mais proximidade aos leitores, através de uma forte visibilidade em livraria, mas igualmente através de ações de comunicação que promovam o prémio junto da crítica, dos comentadores e da imprensa em geral. Queremos que este prémio marque o imaginário de gerações e seja um elo fraterno entre os criadores de língua portuguesa.»
 
Para o editor Manuel S. Fonseca, da Guerra e Paz editores, esta é «uma extraordinária oportunidade de servir toda a lusofonia, alargando o que é já uma das linhas editoriais mais acarinhadas pela editora, como bem o comprova a nossa particular ligação a autores angolanos. Queremos servir o Prémio UCCLA com os pés bem assentes na difícil realidade editorial atual, mas abertos ao sopro de sonho que o romance e o poema sempre convocam.»
 
 
As candidaturas à 5.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa estão a decorrer até ao dia 23 de fevereiro de 2020. A participação na presente edição deverá ser feita até às 24h00 do dia 23/02/2020, por correio eletrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt
 
O Prémio Literário UCCLA tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores. 
 
O regulamento pode ser consultado aqui
 
O júri deverá anunciar o vencedor desta edição do Prémio Literário UCCLA no dia 6 de junho, na Feira do Livro de Lisboa, devendo a publicação da obra ter lugar em setembro, já com a chancela da Guerra e Paz editores.
 
 
Vencedores do Prémio Literário UCCLA
 
Prémio Literário UCCLA-Capas dos 4 primeiros vencedores
 
 
2016 – “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, de nacionalidade portuguesa.
2017 - “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de nacionalidade Brasileira, natural de Corumbá, Goiás, Brasil. 
2018 – “Equilíbrio Distante”, de Óscar Maldonado, de nacionalidade Paraguaia, a residir em São Paulo, no Brasil.
2019 - “Praças”, de A. Pedro Correia, de nacionalidade Portuguesa e natural de Angola.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 13-02-2020